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Pioneira, Nissan diz ter dado uma pausa em sua oferta de elétricos no Brasil

Sem híbridos ou elétricos em seu portfólio atual, montadora colocará em testes, por pelo menos um ano, setenta unidades do Ariya

15/09/2025

Por Soraia Abreu Pedrozo

Morungaba, SP – Uma das pioneiras em veículos elétricos no Brasil, com o Leaf em 2012, a Nissan fez o que considera uma “pausa” em sua oferta de eletrificados. Desde o fim do ano passado, quando a segunda geração do Leaf saiu do portfólio, não há mais híbrido ou elétrico disponível na linha local. A tecnologia e-Power, na qual veículo com tração 100% elétrica tem sua bateria recarregada por motor a combustão, chegou na América do Sul mas ainda não no Brasil.

Discreta quando o assunto são os planos futuros a companhia diz não ter, por ora, previsão de lançar no mercado brasileiro nem elétrico nem híbrido. Suas fichas foram depositadas em um projeto de pesquisa: a partir deste mês frota de 23 unidades do modelo 100% a bateria Ariya começa a circular para testes com funcionários e concessionários definidos por sorteio. Ao todo setenta veículos estarão nas ruas pelo período mínimo de um ano.

O Ariya, entretanto, não será comercializado no Brasil, garante a Nissan. Segundo o diretor de comunicação corporativa Rogério Louro não basta colocar um carro elétrico no portfólio: “A Nissan tem produto que poderia competir no mercado brasileiro, e não estou falando do preço, mas achamos que não cairia no gosto do consumidor local. E, da mesma maneira, o veículo que consideramos que agradaria não tem preço.”

O executivo observou que há muitas variáveis a serem consideradas antes de tomar decisão a este respeito: “Não basta ter vontade. Entre trazer e vender há um estudo que envolve estoque de peças para concessionários, mão de obra especializada, treinamento, investimento em ferramental. Isto tudo é somado ao preço, além da variação do dólar e a imagem de marca”.

Projeto pioneiro com taxistas

Em 2012 a Nissan estabeleceu parceria com taxistas para que 33 Leaf começassem a rodar em São Paulo e Rio de Janeiro, que se estendeu até 2016. Durante os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, os veículos foram usados para transportar os medalhistas brasileiros. Como lembrou Rogério Louro “o objetivo era adquirir experiência e obter dados”.

A autonomia da primeira geração testada pelos taxistas era de 160 quilômetros e, a da segunda, a que foi comercializada no Brasil de 2019 a 2024, passou para 300. E o veículo tinha preço por volta de R$ 300 mil.

Segunda geração do Nissan Leaf deixou de ser vendida no Brasil no fim do ano passado. Foto: Divulgação.

Pesquisa avançada será realizada por pelo menos um ano

O que a montadora denomina de laboratório sobre rodas, na experiência com o Ariya, avaliará questões como clima, dirigibilidade e outros pontos para analisar, por exemplo, se a autonomia de 300 a 400 quilômetros do ciclo americano será mantida no Brasil. 

“A tecnologia e-Force é o que há de mais moderno em termos de tração na Nissan”, afirmou Kátia Ribeiro, gerente sênior de marketing da Nissan na América Latina. “Com a mesma base usada na Fórmula E, une a capacidade de um SUV com a emoção e a precisão de um carro esportivo.”

nissan ariya lateral
Nissan Ariya será emprestado para funcionários e concessionários entrarem em contato com suas tecnologias. Foto: Soraia Abreu Pedrozo.

O e-4Orce, como a empresa escreve, é a tecnologia de tração integral a bateria avançada que melhora o controle e a estabilidade em veículos elétricos e híbridos e-Power.

A iniciativa da filial brasileira da Nissan, reforçou Louro, é inédita: “O principal objetivo é colher dados, pois o modelo é termômetro não só de soluções de eletrificação mas, também, de tecnologia.”

Por que a empresa não planeja comercializá-lo por aqui depois deste período? Segundo Louro a iniciativa da pesquisa “queimaria a largada”: após quase um ano circulando pelas ruas e estradas brasileiras, em testes, lançar o Ariya seria como colocar um carro velho no portfólio, amplamente visto pelo consumidor e pelos concorrentes.

Durante o período dos testes serão avaliadas também as tecnologias de automação que não têm legislação no Brasil, como o ProPilot 3, em que o carro mantém a trajetória sem o uso das mãos no volante. Embora não exista navegação por satélite por aqui, em ambiente controlado isto será possível.

O Ariya foi apresentado a jornalistas e a reportagem de Agência AutoData pode experimentá-lo por um trecho de estrada e comprovar a potência do motor, que vai de zero a 100 km/h em cinco segundos.

Além de ir de zero a 100 km em 5 segundos Nissan Ariya traz o que há de mais novo em tecnologia. Foto: Soraia Abreu Pedrozo.

Além do amplo teto solar panorâmico, que deixa o interior do veículo bastante iluminado, bancos elétricos com memória podem ser aquecidos ou refrigerados – inclusive os traseiros, e o retrovisor inteligente, que na verdade é uma câmara, repete a fórmula do Leaf. 

Dentre tantos predicados há também a câmara de 360 graus, tela integrada, console central que desliza automaticamente e o reconhecimento de placas. Lançado em 2022 o modelo é comercializado no Japão, onde é fabricado, na Europa e nos Estados Unidos, mercado em que é vendido por em torno de US$ 40 mil.

Fonte: AutoData

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