O Índice de Produtividade Tecnológica do Varejo, estudo da TOTVS, em parceria com a H2R Pesquisas revelou que 94% dos varejistas entrevistados possuem pelo menos um canal de vendas digital, indicando que a grande partes dos lojistas brasileiros investiu no ambiente virtual para garantir melhor proximidade e atendimento e, consequentemente, fidelizar e conquistar clientes. No entanto, quando o assunto é fonte de receitas, as lojas físicas ainda representam a maior parte do faturamento do varejo, sendo responsáveis em média por 67% da receita, enquanto os canais digitais representam 14% do faturamento médio e contatos por telefone, 19%.
Apesar do avanço da digitalização dos dois últimos anos, principalmente, varejistas brasileiros ainda estão em processo de iniciação ou adequação às ferramentas tecnológicas. O índice de produtividade tecnológica do setor registrou 0,43 pontos em uma escala de 0 a 1, que avalia o nível de produtividade tecnológica com base no uso de ERSPs e outras soluções complementares, a partir de indicadores de internalização de tecnologias e ganho de performance. O estudo ainda aponta que apenas 5% dos varejistas entrevistados estão na ponta da produtividade, ou seja, atingindo 1,75%
Para a elaboração da pesquisa foram realizadas 674 entrevistas, considerando empresas nacionais e multinacionais, com faturamento igual ou superior a 2 milhões em todas as regiões do País.
Fonte: Novo Varejo