Busca por conhecimento para manter o financeiro saudável é a maior preocupação
Pesquisa feita pela 4blue, especialista em gestão financeira direcionada para o pequeno e microempreendedor, realizada em junho deste ano, entrevistou 845 empreendedores para mapear o efeito da pandemia nesses pequenos empresários, como também descobrir o que mais os afligia em relação aos seus negócios.
Os dados mostram que na pergunta feita sobre como a crise impactou financeiramente a empresa, 47% afirmam ter sofrido um grande impacto; 25,8% indicam ter melhorado, 22% informam que não mudou muita coisa e 5,2% não sabem, pois declaram não ter controle sobre as finanças.
Já sobre o comparativo de vendas antes da crise e hoje, os números mais significativos correspondem a 29,7% que respondem que as vendas estão muito abaixo do que o normal; 27,7% atestam que as vendas estão um pouco abaixo; e 16,2% estão vendendo dentro da média.
Quando questionados sobre a rotina de trabalho do negócio, 60,7% alegam estar funcionando em horário e rotina normais; sendo que 25% estão com horário reduzido; e 9,8% dos entrevistados informam estar completamente parados ou fechados. Esses números comparados com a mesma pesquisa feita em janeiro deste ano apresenta uma evolução positiva, visto que antes 59,2% estavam funcionando em horário e rotina normais e 10,1% estavam completamente fechados ou parados.
Na pergunta de múltiplas escolhas em relação ao que os entrevistados estão fazendo para contornar a situação e manter o financeiro saudável, a surpresa ficou por conta dos 51,8% estarem em busca de formas de arrumar o financeiro; 44,6% reduziram custos; 28% criou promoções; sendo que 28,9 fizeram empréstimos.
Para Renan Kaminski, sócio da 4blue, o mais impressionante na pesquisa é perceber que esses empreendedores entenderam a importância de ter o controle financeiro de suas empresas. “A pandemia trouxe essa consciência para o pequeno empresário, de que é preciso conhecer o seu fluxo monetário e saber como mantê-lo saudável para poder superar imprevistos, que podem ser causados tanto por uma pandemia, como por crises econômicas, familiares e pessoais”, explica.
Mesmo diante de um cenário ainda incerto por conta da pandemia, 47,5% dos empreendedores entrevistados têm se sentido confiantes, pois entendem que é uma fase e que irão sair dela; sendo que 15,3% sentem-se preocupados; e 15,6% estão ansiosos, pois não sabem o que esperar.
A crise causada pela pandemia já completou mais de 1 ano e essas avaliações são utilizadas pela 4blue para avaliar quais foram os maiores impactos que o empreendedor sofreu e quais são os seus desafios no momento, direcionando seus conteúdos para ações práticas que podem minimizar e até reverter os impactos da crise.
4blue – Empresa que desde 2009 presta consultoria e treinamento financeiro para pequenas empresas de todo o Brasil, além de outros serviços estratégicos e empresariais. A 4blue atualmente é referência em gestão financeira para empreendedores.
Informações
Máxima Assessoria de Imprensa
Sandra Campello
Assessoria de Imprensa
sandra@maximasp.com.br
(11) 99156-6432