O setor automotivo vem sofrendo inúmeros altos e baixos no quesito vendas de veículos. De acordo com uma pesquisa realizada pela AutoForce, martech do setor automotivo, os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano apresentaram uma queda de 6,25% na busca por veículos novos e seminovos, em comparação com o mesmo período de 2021.
As chances de aquisição do carro dos sonhos ficou em segundo plano para muitos brasileiros no primeiro trimestre deste ano. Dentre os fatores que mais tem impactado estão a alta dos combustíveis, com a gasolina a quase R$ 8, o atraso médio de seis meses nas entregas de carros pela falta de chips eletrônicos – semicondutores, além dos reflexos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
O levantamento da AutoForce contou com uma base de cerca de 550 concessionárias parceiras e mediu o comportamento de cerca de 100 mil potenciais consumidores na plataforma online. O estudo aponta ainda que o maior impacto aconteceu no mês de janeiro quando a demanda foi de 40,7 mil pesquisas em 2021 para 34,2 mil para 2022.
Apesar da queda, a expectativa é de recuperação para os próximos meses no setor de vendas de veículos. O que reforça essa melhora são os resultados do mês passado (março), quando o número de potenciais consumidores foi de 34,4 mil, 1,2 mil a mais que o mesmo período de 2021.
“O mercado automotivo está em constante mudança e é visível como os consumidores estão buscando novas possibilidades para se adaptar, seja priorizando os modelos seminovos, apostando no mercado de duas rodas ou até veículos mais econômicos. Essas mudanças tornam ainda mais relevante a necessidade de potencializar e digitalizar os processos de vendas, levando a transformação digital para que revendedores de automóveis proporcionem uma melhor experiência de compra ao cliente”, explica Tiago Fernandes, CEO e fundador da AutoForce.
Sobre a Autoforce
A Autoforce, martech que desenvolve tecnologias e soluções de marketing digital para o segmento automotivo, tem o objetivo de digitalizar e potencializar as vendas de carros novos e semi-novos de concessionárias, além de auxiliar na gestão de negócios e dados. Fundada em 2015, por Tiago Fernandes, Isaiane de Mendonça e Clênio Cunha, a empresa também conta hoje com Emanuel Campos no time de liderança. A AutoForce, que cresceu 50% em 2021, possui parceiros como Suzuki, Toyota, Mitsubishi e Stellantis – Joint venture com 14 marcas, incluindo: Fiat, Jeep, Citroen, Peugeot, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge entre outras. Com sede em Natal – RN, a companhia está entre as empresas com o selo Great Place To Work (GPTW). Também é criadora do AutoCommerce, primeiro e-commerce para venda de veículos 100% online do Brasil que permite a criação de uma loja virtual personalizada, focada na apresentação do produto e na experiência de compra do consumidor.
Informações
Fala Criativa
Aline Boueri
(11)99444-4844