“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Pesquisa aponta alta nas vendas de veículos usados e novos no segundo trimestre

25/07/2024

As comercializações de carros usados e novos cresceram 9% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme divulgado pela Fenabrave. É o que revela a nova edição da Análise Setorial, relatório consolidado pelo Data OLX Autos, solução de inteligência automotiva da OLX. O estudo avalia e aponta perspectivas para o segmento e também reúne indicadores sobre o mercado de usados por meio da plataforma, maior classificado de automóveis do país.

A sequência do desempenho positivo nas vendas no período foi impulsionada, em especial, pelo aumento de 15% nas comercializações de automóveis novos e de cerca de 7% dos usados.

“O setor automotivo seguiu o segundo trimestre com indicadores positivos, resultado do impulsionamento do mercado de carros usados, o que por sua vez, é fruto do aumento da concessão de crédito para aquisição de veículos.”, analisa o VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX, Flávio Passos. “Apesar da produção nacional encerrar o primeiro semestre estagnada, as projeções da ANFAVEA apontam aumento de 5,7% dos licenciamentos de veículos zero quilômetro neste ano, reflexo da redução das exportações. A perspectiva para o mercado de veículos seminovos e usados também é otimista, com uma alta expressiva no primeiro semestre e estimativas de vendas próximas a 15 milhões de veículos até o final do ano”, complementa.

No segundo trimestre, foram 2.808 milhões de carros usados e seminovos comercializados no país, e 594 mil modelos novos vendidos, de acordo com a Fenabrave. Juntos, somam cerca de 3,4 milhões de unidades no período, o melhor desempenho do ano.

De acordo com o relatório do Data OLX Autos e baseado em dados da ANFAVEA, a produção de automóveis e comerciais leves no primeiro trimestre de 2024 fechou em 557 mil unidades fabricadas. “O crescimento em relação ao primeiro trimestre também impulsiona o mercado de usados, aquecendo não apenas o mercado de veículos, mas também setores secundários como o de peças”, afirma Flávio.

Cenário macroeconômico

O crescimento da economia em 2023 ainda reflete no otimismo para o desempenho deste ano, ainda que em um tom mais moderado. As projeções indicam o crescimento do PIB de 2,1%, segundo as expectativas de mercado do Focus/Banco Central do Brasil. Essa estimativa vem combinada com um cenário de inflação em tendência de aumento e a estabilidade da taxa de juros Selic, que se manteve em 10,5% em julho. Para o segundo semestre, espera-se que a taxa de juros se mantenha no mesmo patamar, o que sinaliza uma abordagem mais cautelosa da política monetária.

O IPCA se manteve relativamente estável no primeiro semestre e fechou com 4,2%. Contudo, observou-se que a inflação de veículos novos retomou a tendência de alta, com 4,4% em junho, refletindo a política de desconto para compra de novos de junho de 2023. Já na parte dos usados, persiste a deflação, com -3,9%. Os dados são do IBGE e do Banco Central do Brasil.

Com a estabilidade da taxa Selic, houve aumento de 10,2% na concessão de crédito para pessoas físicas em maio, no comparativo com janeiro, de acordo com o Banco Central. Contudo, houve aumento nas taxas de inadimplência para pessoa física, que fecharam maio com 4,82% e, para jurídica, em 2,33%.

Destaques regionais na OLX

O estudo do Data OLX Autos também trouxe dados de procura na plataforma nas cinco regiões do país. No Centro-Oeste, os SUVS lideram dentre os seminovos de 0 a 3 anos no segundo trimestre, o que representa 26,5%. Ao considerar os modelos entre 4 a 8 anos, os sedãs são o destaque, com 27,5% de participação. Os hatches também despontam dentre os carros de 9 a 12 anos e com mais de 13 anos, com 35,4% e 41% de representação, respectivamente.

A Volkswagen é a marca mais procurada na plataforma, com 29,9% de participação, e o Volkswagen Gol 2010 lidera dentre os modelos, com 9%. Os automóveis com placas com final 0 são as mais pesquisadas (15,9%) e a cor branca é a favorita (31,2%).

No Nordeste, ao avaliar os seminovos, de 0 a 3 anos, os SUVs foram os mais procurados e representam 29,3% de share. Os hatches lideram dentre os modelos na faixa entre 4 e 8 anos, com 29,3% de participação; nos carros entre 9 e 12 anos, com 40,8% e nos veículos com mais de 13 anos, com 42,9%.

A Chevrolet é a marca mais procurada, com 26,5% derepresentação, e o Chevrolet Onix 2020 lidera dentre os modelos, com 9,6%. As placas com final 0 são as mais pesquisadas (14,2%) e a cor branca é a favorita (31,4%).

Em relação aos usuários da região Norte, os hatches lideram em procura na plataforma em todas as faixas de idade avaliadas. Na faixa dos automóveis seminovos, somam 24,8% das pesquisas; entre 4 e 8 anos, têm 30,1%; nos modelos entre 9 e 12 anos, possuem 35,2% de share e a partir dos 13 anos, representam 38,8%.

A Chevrolet é a marca mais procurada na região, com 27% de share, e o Onix 2020 lidera dentre os modelos, com 10,4%. Os carros de placas final 0 são os mais procurados, com 13,4% de participação e a cor branca é a favorita, com 27,2%.

No Sudeste, os SUVs são os favoritos em procura no segundo trimestre dentre os seminovos, com 31,2% de representação. Ao considerar os automóveis de 4 a 8 anos, os sedãs são maioria, com 28%, mas os hatches vêm na cola, com 27,5% de share. Dos modelos com idades entre 9 e 12, os hatches somam 38,3% e também são destaques na faixa de carros mais 13 anos, com 42,6%.

A marca Volkswagen é a mais procurada na região, com 27,6% de share, pouco acima da Chevrolet, com 26,2% de participação. O Honda Civic 2008 foi o carro mais procurado no período (8,8%), apenas 0.2 p.p. acima da sua edição 2014, com 8,6%, o segundo colocado no ranking. Os carros de placas com final 0 lideram, com 12,6% de participação. Diferentemente das outras regiões do país, em que os automóveis na cor branca foram mais pesquisados, no Sudeste, lideraram os de cor prata, o que representam 24,1%.

Na região Sul, os SUVs foram os mais procurados dentre os seminovos, com 30,3% de representação. Os hatches lideram entre os automóveis de 4 a 8 anos, com 23,9% de participação, apenas 0.5 p.p. à frente dos SUVs, que ocupam a segunda posição, com 23,4%. Ao avaliar os modelos com idade de 9 a 12, os hatches somam 34,2% das pesquisas na plataforma e também lideram dentre os modelos com mais 13 anos, com 36,8%.

A Volkswagen é a marca favorita, com 32,3% de share em procura, e o Honda Civic 2014 lidera dentre os modelos, com 7,7%, 0.5 p.p. à frente do Volkswagen Golf, na segunda posição, com 7,2%. Os automóveis de placas final 0 são as mais pesquisadas, com 14%, e a cor branca é a favorita, o que representa 30,3%.

Desempenho dos seminovos e usados na OLX – Nacional

O Onix ampliou a sua participação em vendas em duas regiões no primeiro trimestre para três nesta edição da Análise Setorial, com liderança no Nordeste, Norte e Sul. No Sudeste, o Ford Fiesta 2014 é o maior destaque. No Centro-Oeste, o Gol 2010 é o modelo mais comercializado.

Em relação às fabricantes, a Chevrolet segue na liderança em comercializações por meio da OLX pelo segundo trimestre consecutivo. A VW ocupa o segundo lugar, seguida por Fiat, Ford e a Honda, na quinta posição.

Modelos comercializados mais rapidamente

O estudo do Data OLX Autos mostra que o Fiat Argo foi o automóvel comercializado mais rapidamente no segundo trimestre ao considerar os hatchesseminovos. Na faixa 4-8 anos, a liderança é do Fiat Punto.

O Honda Civic lidera em tempo de venda dentre os sedãs seminovos. Dentre os modelos de 4 a 8 anos, o Toyota Prius ocupa o topo do ranking.

Na categoria SUV seminovos o Volkswagen Nivus é o automóvel com menor tempo de venda. Já o Troller T-4 lidera na faixa de 4-8 anos.

A Análise Setorial é elaborada por meio da base de dados da empresa, com diagnóstico da oferta e demanda do mercado em tempo real, além de monitorar o desempenho da economia brasileira, bem como reunir informações fornecidas por parceiros de referência no setor automotivo.

O relatório completo pode ser encontrado na landing page do Data OLX Autos: Link

Sobre o Grupo OLX

O Grupo OLX é um marketplace de classificados, líder na compra e venda de produtos usados, com um ecossistema diversificado em bens de consumo, autos e imóveis, por meio dos portais OLX, Zap e Viva Real.

Com tecnologia de ponta, o Grupo OLX democratiza o acesso a todas as pessoas para que realizem negócios e ressignifiquem sua relação com produtos usados, gerando impacto positivo no consumo consciente e na performance dos clientes e parceiros.

Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em mídia e marketplaces: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de valores da Noruega.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?