Desempenho positivo se observa também em termos reais, que foi de 13,9%
O faturamento nominal da indústria de autopeças em outubro/24 manteve o bom desempenho que vem exibindo durante este ano. No período acumulado até outubro, houve incremento de 11,6% em comparação ao mesmo intervalo do ano anterior, sendo que em termos reais o avanço foi de 8,2%. Frente ao mês imediatamente anterior, o crescimento nominal foi de 9,4% e, uma vez descontada a inflação, de 8,7%.
Com relação ao mês imediatamente anterior, todos os canais de distribuição apresentaram crescimento nominal e real, sendo em parte uma resposta ao recuo notado no mês anterior. O faturamento nominal das empresas que atendem ao mercado de reposição experimentou crescimento a dois dígitos (14,1%), o que em igual medida aconteceu com as empresas do setor que fornecem para montadoras (10,3%). Em termos reais, os avanços foram, respectivamente, de 13,4% e 9,6%. Nesse sentido, vale notar que a produção de autoveículos subiu 8,3% em outubro frente ao mês imediatamente anterior e 8,9% no acumulado do ano.
Compreendendo em maior detalhe, a reposição para linha leve apresentou alta de 16,6% e para linha pesada, 2,2% no período acumulado.
As exportações em dólares apresentaram leve movimento de 0,3% (-0,4% em termos reais). No período acumulado até outubro e nos últimos 12 meses, excetuando-se os embarques ao exterior e as vendas intrassetoriais, os demais canais revelaram crescimento.
Em consonância com os resultados apresentados, a Sondagem Mensal da Indústria de Autopeças prospectou, durante o mês de outubro, desempenho positivo tanto para vendas quanto para produção.
A utilização de capacidade se manteve no patamar verificado anteriormente com 76% de uso, o que representa o maior patamar desde novembro de 2022 (77%). A evolução do emprego exibiu variação positiva de 0,5% e crescimento de 1,3% no acumulado do ano.
Fonte: Novo Varejo