Categories • Gerenciais

Para ter uma empresa saudável é preciso controlar o fluxo de caixa

Por Dr. Renato Marcondes Paladino

O fluxo de caixa é uma ferramenta utilizada nas empresas para realizar o acompanhamento, controle e gestão da situação financeira do seu negócio. A análise do fluxo de caixa permite traçar estratégias para o crescimento da empresa ou reverter as situações negativas.

É nítido que o fluxo de caixa pode, muitas vezes, fazer com que o empresário analise melhor suas opções e que isso acabe facilitando as tomadas de decisões na empresa, como quais estratégias poderiam ser utilizadas para atrair clientes, bem como o registro de receitas e despesas de determinado período para que sejam realizadas ações a partir dos dados que tenho da empresa, sendo, assim, um instrumento que reflete os resultados das ações da gestão financeira.

Muitas vezes a sobra de recursos significa um sinal de desorganização do caixa, consequência da má negociação de prazos com fornecedores ou baixos estoques. Caso os estoques estejam adequados e ainda assim os recursos estiverem sobrando no caixa, pode-se pensar em negociar com fornecedores para conseguir bons descontos e abastecer a empresa.

Por outro lado, o que mais chama a atenção dos empresários são os saldos negativos. A primeira providência é descobrir as causas: atraso nos recebimentos, alta taxa de inadimplência, queda repentina nas vendas, atraso nos recebimentos dos clientes etc. Este problema também ocorre se as diferenças entre os prazos de recebimentos e pagamentos forem altos e a empresa não se planejar, com a organização do capital de giro.

A respeito dos gastos, é a partir do fluxo que fica mais fácil descobrir se estão tendo desperdícios, sabendo exatamente onde as despesas estão concentradas, e planejando, a partir disso, quais serão as ações tomadas.

A partir das possíveis causas para os saldos negativos, devem-se definir as estratégias. Entre elas, antecipação das vendas, recebimentos de títulos a vencer, prorrogação de pagamentos, análise dos estoques, da estrutura dos custos e das despesas fixas.

No setor de autopeças, existe uma alternativa bastante particular de reverter os saldos negativos: a REVISÃO FISCAL. Nela se avalia existirem créditos tributários com eventual resgate sendo depositado em conta corrente da empresa solicitante ou ser usado para quitar impostos em dentro de um prazo de 90 dias.

Portanto, o uso do fluxo de caixa na empresa permite que o empreendedor realize uma boa gestão financeira, através da organização e controle dos dados e movimentações.

Sobre Renato Paladino Consultoria Empresarial – Dr. Renato Marcondes Paladino é advogado e contador, especializado em Direito Tributário e consultor jurídico do Sincopeças-SP. Para mais informações sobre revisão fiscal: WhatsApp 11 97347-4545.

You May Also Like