Primeira projeção do ano da Fenabrave, que costuma ser revisada no meio do ano, indica um mercado de 2,7 milhões de unidades
Por Bruno de Oliveira
Como já é praxe, a Fenabrave, que é a associação que representa os concessionários no país, divulgou em sua primeira coletiva de balanço do ano as suas projeções acerca de das vendas de veículos em 2025.
A entidade antevê um volume de emplacamentos neste ano 5% maior do que o registrado em 2024, somando 2,765 milhões automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O crescimento acontece sobre base mais robusta, de 2,63 milhões de unidades registradas em 2024. Com esse patamar, o ano terminou em expansão de 14,5%.
Fenabrave pretende revisar para cima projeções do setor automotivo
O palpite por segmento para as vendas de veículos em 2025 indica uma alta de 5% nas vendas de automóveis e comerciais leves (2,6 milhões de unidades), 4,5% de alta nas vendas de caminhões (127,6 mil unidades) e crescimento de 6% na demanda por ônibus (29,3 mil unidades).
As projeções podem ser consideradas preliminares, uma vez que a Fenabrave costuma revisar as suas expectativas de janeiro no começo do segundo semestre, avaliando o contexto do momento na economia e na política. De qualquer forma, a perspectiva segue tendência do que foi projetado pela entidade – e pela Anfavea – no ano passado, o que suscita um certo pragmatismo do ponto de vista da rede de distribuição.
“Apesar do nosso conservadorismo, esperamos revisar os números para cima no meio do ano”, disse Arcelio Junior, novo presidente da Fenabrave, na quarta-feira, 8. “A aprovação do marco de garantias mantém o crédito e, portanto, pode manter o ritmo no consumo de leves”, completou.
Fonte: Automotive Business