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Os dez híbridos e os dez elétricos mais emplacados até agosto

Por Alzira Rodrigues

Balanço divulgado nesta sexta-feira, 20, pela ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, traz um panorama amplo do mercado de eletrificados no País, assim como da infraestrutura que vem sendo criada para disseminar o uso desse modelos pelo território nacional.

Entre nacionais e importadas, são hoje 40 montadoras comercializando veículos leves eletrificados. A oferta contempla 254 modelos diferentes, incluindo híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV).

Com base em dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), a associação divulgou a lista dos automóveis e comerciais leves mais vendidos no País, divididos em híbridos e 100% elétricos (veja tabelas abaixo). O Toyota Corolla Cross lidera o primeiro ranking e o Volvo XC40 o segundo.

“Para um segmento novo, como o da eletromobilida.de, quanto maior o número de informações e detalhamento, mais transparente será a compreensão da dinâmica desse mercado”, destaca a ABVE no material divulgado hoje.

VENDA VEÍCULOS LEVES HÍBRIDOS – JANEIRO/AGOSTO 2023

RankingGrupo ModeloFabricanteTotal GeralParticipação de mercado
COROLLA CROSSTOYOTA7.63615,6%
COROLLATOYOTA4.88110,0%
HAVAL H6GWM4.5649,3%
TIGGO 5XCAOA CHERY3.2516,6%
XC60VOLVO3.0146,1%
TIGGO 8CAOA CHERY2.8555,8%
SONG PLUSBYD2.3004,7%
TIGGO 7CAOA CHERY1.6893,4%
CAYENNEPORSCHE1.1672,4%
10ºXC40VOLVO1.0712,2%

VENDA BEVS – JANEIRO/AGOSTO 2023

RankingGrupo ModeloFabricanteTotalParticipação de mercado
XC40VOLVO1.07118,2%
YUAN PLUSBYD63510,8%
DOLPHINBYD4687,9%
C40VOLVO3806,4%
D1BYD3165,4%
E-JS1JAC2904,9%
IX3BMW2364,0%
COOPERMINI2273,9%
IXBMW2223,8%
10ºTAYCANPORSCHE2063,5%

Importante lembrar que modelos elétricos compactos  e mais acessíveis – como os chineses BYD Dophin e o GWM Ora 03 – chegaram ao mercado em meados deste ano, o que deve alterar o ranking de produtos do gênero até dezembro.

Balanço e eletropostos

O mercado de veículos eletrificados leves no Brasil emplacou 49.052 unidades de janeiro a agosto, crescimento de 76% na comparação com o mesmo período de 2022 (27.812) e praticamente o total de todo o ano passado (49.245), conforme já havia antecipado a Anfavea no início do mês.

Em relação ao mesmo período de 2021, a expansão chega a 129%, (21.397), ou seja, as vendas de eletrificados mais que dobraram em dois anos. A participação de mercado desses modelos nas vendas totais de veículos leves atingiu 3,6% até agosto, ante os 2,29% dos primeiros oito meses de 2022.

Nesse contexto todo de eletrificação, destaque também para os investimentos em infraestrutura. Levantamento de empresas do grupo de infraestrutura da ABVE indica que o número de eletropostos chegou a 3,8 mil em agosto, antes os 2.955 de dezembro do ano passado – um crescimento de 28%.

A Volvo está entre as empresas que mais investem em ampliação de eletropostos, contando, inclusive, com um hotsite (www.eletropostosvolvocars.com.br) para estimular a instalação de pontos de recarga rápida em diferentes estabelecimentos.

A partir do balanço deste ano, com 56.331 veículos eletrificados plug-in (BEV e PHEV) emplacados no Brasil, estima-se uma relação de cerca de 15 veículos do gênero para cada eletroposto público ou semipúblico no Brasil. “Não distante das recomendações internacionais, em torno de 10 por 1”, lembra a ABVE.

Com relação as marcas que atuam no mercado de eletrificados, a Toyota é líder no Brasil com seus modelos híbridos não plug-in. Os principais concorrentes são as montadoras chinesas GWM, BYD e CAOA Chery, “que nos últimos meses ganharam mercado e contribuíram para alavancar a eletromobilidade no País”, enfatiza a associação.

Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/Volvo Car

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