Por Vitor Matsubara
Os carros elétricos nunca estiveram tão acessíveis no Brasil. Hoje, já é possível dizer adeus ao posto de gasolina gastando R$ 100 mil. Embora não seja barato, esse é o mesmo valor pedido por alguns modelos de entrada com motor a combustão vendidos no país.
Essa “popularização” do veículo movido a eletricidade é reflexo direto da nova invasão das marcas chinesas, que trouxeram opções mais acessíveis e bem equipadas. Curiosamente, até os modelos das marcas “não chinesas” são fabricados na China.
Separamos, a seguir, os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil.
1º) Renault Kwid E-Tech: R$ 99.990

O novo Kwid E-Tech acabou de ser lançado no Brasil. Além do novo design, o carro elétrico ganhou mais equipamentos, especialmente de segurança. Agora o hatch vem com assistências à condução (ADAS), incluindo alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência.
A melhor notícia para o consumidor é que o preço de R$ 99.990 não aumentou. Desta maneira, o Kwid E-Tech segue como o carro elétrico mais barato do Brasil.
Bateria: 26,7 kWh
Potência: 48 kW (65 cv)
Torque: 11,5 kgfm
Autonomia (PBEV/Inmetro): 185 km
Recarga AC (7,4 kW): 2h54 (20 %‑100 %)
Recarga DC (30 kW): 40 min (20 %‑80 %)
2º) BYD Dolphin Mini GS: R$ 119.990

O Dolphin Mini GS é um dos concorrentes diretos do Kwid E-Tech. No entanto, ele ainda custa mais do que o modelo da Renault.
Na linha 2026, o Dolphin Mini traz uma importante melhoria que está longe dos olhos: a suspensão traseira recebeu novas molas e amortecedores, bem como uma nova calibragem. Quem já dirigiu disse que o acerto deixou o compacto bem mais confortável.
Apesar de mais caro do que o Kwid, o Dolphin Mini GS é mais moderno e consegue rodar mais com uma única carga. Recentemente, a BYD anunciou que, na modalidade de venda direta, o Dolphin Mini sai por R$ 98.590 na venda para taxistas. Se a venda ocorrer para cliente PCD, o valor vai para R$ 99.990 – exatamente o mesmo que o Kwid E-Tech.
Bateria: 38,8 kWh
Potência: 55 kW (75 cv)
Torque: 13,8 kgfm
Autonomia (PBEV/Inmetro): 280 km
Recarga AC (6,6 kW): aprox. 5h30 (20 %‑100 %)
Recarga DC (40 kW): 30 min (30 %‑80 %)
3º) JAC E-JS1: R$ 119.900

O E-JS1 é o carro elétrico mais barato da JAC no Brasil. Isso faz com que o subcompacto seja bastante procurado por motoristas de aplicativo. Vale frisar, porém, que o E-JS1 não é ideal para viagens longas, uma vez que a autonomia é de 161 km. Ou seja, menos do que Kwid E-Tech e Dolphin Mini.
O carro elétrico da JAC também não é tão bem equipado quanto seus concorrentes mais baratos. Porém, o design simpático e a oferta de cores diversas jogam a favor do E-JS1.
Bateria: 30,2 kWh
Potência: 45 kW (62 cv)
Torque: 15,3 kgfm
Autonomia (PBEV/Inmetro): 161 km
Recarga AC (7,4 kW): 8h (20 %‑100 %)
Recarga DC (22 kW): 1h15 (20 %‑80 %)
4º) Caoa Chery iCar: R$ 119.990

O iCar é um subcompacto bastante compacto mesmo. Brincadeiras à parte, o pequenino carro elétrico tem apenas duas portas e quatro lugares, mesmo tendo apenas 3,20 metros de comprimento. O Kwid E-Tech, por exemplo, tem 3,70 metros e também leva quatro pessoas.
Nem é preciso dizer que o iCar é um veículo essencialmente urbano. Além das dimensões muito reduzidas, o carro tem autonomia abaixo de 200 km.
Bateria: 30,8 kWh
Potência: 45 kW (61 cv)
Torque: 15,3 kgfm
Autonomia (PBEV/Inmetro): 197 km
Recarga AC (7,4 kW): 5h (20 %‑100 %)
Recarga DC (50 kW): 36 min (20 %‑80 %)
5º) BYD Dolphin GS: R$ 159.900

O Dolphin GS é um dos responsáveis pelo aumento na venda de carros elétricos no Brasil. Basta ver a quantidade de veículos circulando por aí. E olha que ele nem está entre os mais baratos.
O generoso espaço interno, especialmente para quem viaja atrás, é uma das razões pelas quais o Dolphin é tão procurado por motoristas de aplicativo e até taxistas. A boa autonomia de 291 km pelo ciclo PBEV é outro importante diferencial a favor do compacto da BYD.
Bateria: 44,9 kWh
Potência: 69 kW (95 cv)
Torque: 18,3 kgfm
Autonomia (PBEV/Inmetro): 291 km
Recarga AC (7,2 kW): 8h
Recarga DC (60 kW): 30 min (30 %‑80 %)
6º) GWM Ora 03 Skin BEV48: R$ 154 mil

O estiloso Ora 03 Skin é o único carro elétrico vendido pela GWM no Brasil – e o mais acessível também.
Na linha 2026, o hatch ganhou teto solar como item de série. Mesmo na versão de entrada, o Ora 03 Skin é bem equipado, incluindo equipamentos como sete airbags, ar-condicionado digital, central multimídia e um pacote de assistências à condução (ADAS) de nível 2.
A autonomia de 232 km pelo PBEV também está na média da categoria.
Bateria: 48 kWh
Potência: 126 kW (171 cv)
Torque: 25,5 kgfm
Autonomia (PBEV/Inmetro): 232 km
Recarga AC (11 kW): 3h (20 %‑100 %)
Recarga DC (64 kW): 30 min (20 %‑80 %)
7º) Chevrolet Spark EUV Activ: R$ 159.990

O Spark EUV chegou com a promessa de enfrentar e incomodar o BYD Dolphin. O carro elétrico de entrada da Chevrolet custa R$ 159.990 e é bem diferente de seu concorrente chinês.
A principal diferença está no fato de o Spark EUV ser um SUV compacto. As formas quadradas e o estilo simpático devem conquistar muita gente. Por dentro, o Spark EUV é espaçoso e bem equipado.
Bateria: 42 kWh
Potência: 75 kW (101 cv)
Torque: 18,4 kgfm
Autonomia (PBEV/Inmetro): 258 km
Recarga AC (6,6 kW): não divulgado
Recarga DC (64 kW): 35 min (30 %‑80 %)
8º) GAC Aion ES: R$ 170.990

A GAC estreou no mercado brasileiro em 2025 com modelos em várias categorias. Um dos carros elétricos de entrada da empresa é o Aion ES, um sedã com visual mais conservador e voltado mais para frotistas e vendas diretas.
Na China, o Aion ES é bastante procurado por motoristas de aplicativo. Isso por conta de características como o generoso espaço interno no banco de trás e o porta-malas de 453 litros. A autonomia é de 314 km pelo padrão PBEV.
Bateria: 55,2 kWh
Potência: 100 kW (137 cv)
Torque: 22,9 kgfm
Autonomia (PBEV/Inmetro): 314 km
Recarga AC (6,6 kW): aprox. 8h (20 %‑100 %)
Recarga DC (68 kW): aprox. 30 min (20 %‑80 %)
9º) GAC Aion Y Premium: R$ 174.990

O Aion Y é um dos carros mais interessantes (e peculiares) vendidos pela GAC no país. Além do design futurista que divide opiniões, ele tem um jeitão de minivan que resulta em um amplo espaço interno.
O modelo está à venda em duas versões de acabamento. Ambas são muito bem equipadas, com itens como pacote de assistências à condução (ADAS), ar-condicionado digital, central multimídia com tela de 14,6 polegadas e teto solar elétrico. A autonomia é de 318 km.
Bateria: 63,2 kWh
Potência: 150 kW (204 cv)
Torque: 22,9 kgfm
Autonomia (PBEV/Inmetro): 318 km
Recarga AC (6,6 kW): aprox. 9h30 (20 %‑100 %)
Recarga DC (75 kW): aprox. 30 min (20 %‑80 %)
10º) BYD Yuan Pro: R$ 182.990

O Yuan Pro é o SUV elétrico mais barato da BYD. O design moderno agrada quem procura uma alternativa mais espaçosa do que o Dolphin para levar a família.
O motor elétrico de 171 cv tem desempenho adequado para impulsionar o Yuan Pro. Só que a autonomia não é tão grande assim: são 250 km pelo PBEV.
Bateria: 45,1 kWh
Potência: 130 kW (171 cv)
Torque: 29,5 kgfm
Autonomia (PBEV/Inmetro): 250 km
Recarga AC (6,6 kW): aprox. 6h45 (20 %‑100 %)
Recarga DC (60 kW): aprox. 30 min (20 %‑80 %)
Fonte: Automotive Business






















