“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

O futuro da gestão de frotas com os planos de assinatura de caminhões

06/10/2022

O aluguel de carros já faz parte do dia a dia dos brasileiros. Segundo dados da Associação
Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o Brasil atingiu uma frota de 1,136 milhão de
carros para alugar, o que é um crescimento de 12,8% em comparação com a quantidade
registrada no final de 2020.

Isso não se aplica mais a carros somente. A Volkswagen anunciou recentemente o lançamento
do seu serviço de assinatura de caminhões, o VW Truck Rental, em agosto de 2022. Esse será o
primeiro modelo de locação deste tipo oferecido por uma montadora no país, voltado
exclusivamente para o aluguel de veículos pesados.

O serviço terá pacotes que variam de R$ 3.679 a R$ 15.999 por mês segundo a empresa. Os
períodos de contratos podem ser ajustados entre 36 e 60 meses, com franquia, abrangendo
diversos benefícios, como documentações, licenciamento, IPVA, manutenção, seguro,
implementos como baú ou carga seca, além de vários outros serviços que variam de acordo com
o contrato.

As facilidades que essa modalidade oferece para o motorista são um dos grandes fatores para o
seu crescimento no Brasil, pois ela tira a responsabilidade de diversos desafios de quem conduz
o veículo, que precisa se preocupar somente em dirigir.

Para o diretor operacional da Zorzin Logística, Marcel Zorzin, esse tipo de negócio vai ajudar
principalmente as pequenas empresas. “Para quem não tem muito conhecimento no
transporte, acaba sendo uma opção viável, já que é necessário somente realizar uma gestão de
motoristas para conseguir conduzir uma operação”.

O empresário ainda comenta que não possui nenhum projeto de locação em andamento.
Segundo ele, ao colocar na ponta do lápis, não fazia sentido esse tipo de modalidade para a sua
empresa e para o seu tipo de serviço, mas que analisa de perto as movimentações do mercado.
“É importante prestar atenção principalmente no custo e ver se compensa mais locar veículos e
colocar o pessoal para trabalhar do que contratar uma empresa terceirizada, ou até mesmo ter
uma frota própria. Mas obviamente isso varia entre modelos de negócio, não tem como cravar
uma como certa”, aponta Marcel.

Marcel também enxerga alguns desafios para a implementação dessa modalidade no país. Ele
comenta que os empresários ainda possuem um pensamento de precisar possuir uma frota de
caminhões próprios, independente de ser vantajoso ou não, e que enquanto esse pensamento
existir a locação de caminhões vai demorar para “deslanchar”.

No entanto, ele também consegue enxergar pontos positivos para o setor. “O impacto para a
gestão de frotas, nas empresas de transporte, pode ser muito bom. Se pudéssemos fazer com
que toda essa demanda fosse terceirizada, isso acabaria diminuindo a infraestrutura das
empresas e cortando gastos, o que por sua vez possibilitaria reinvestir esse valor em melhorias
para a própria transportadora e até mesmo para os funcionários”.

Entretanto, Marcel comenta que ainda falta muito para essa modalidade ser uma realidade
viável para os transportadores de carga. “Para o transporte de passageiros, pode ser que tenha
alguma diferença imediata. Porém, para o de cargas, como cada operação exige um
equipamento diferente, isso pode ser um grande obstáculo para uma implementação viável nos
processos logísticos, o que acredito ser um ponto no qual deve-se prestar bastante atenção”.

Sobre Marcel Zorzin
Marcel Zorzin é diretor operacional da Zorzin Logística. Formado em administração de empresas
pelo Colégio Modelo, atualmente divide suas atenções entre o cargo na transportadora e em
atividades nas entidades de classe, sendo diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de
Carga do ABC (Setrans) e coordenador do núcleo da Comissão de Jovens Empresários
(COMJOVEM) do ABC.

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