Terceira geração do subcompacto tem estilo retrô e vários itens de assistência à condução (VITOR MATSUBARA, AB)
Nova geração do 500 preserva linhas clássicas do primeiro modelo
A Fiat lançou nesta terça-feira (3) o novo 500 elétrico no Brasil. Em sua terceira geração, o subcompacto – batizado de 500e – estreia uma nova plataforma concebida para receber a motorização elétrica.
O pequenino Fiat será importado apenas na versão Icon por R$ 239.900. Para os 20 primeiros clientes que reservarem o carro na pré-venda, a Fiat vai dar um carregador do tipo wallbox de 7,4 kW, capaz de carregar a bateria do veículo em seis horas.
Inicialmente, apenas 10 concessionárias vão vender o 500 elétrico em nove cidades do país. São elas: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP, com duas lojas), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).
O 500 elétrico é equipado com um motor elétrico de 118 cv a 4.200 rpm, com torque instantâneo de 22,4 kgfm. A autonomia estimada é de até 320 quilômetros.
São três modos de condução. Além do Normal, existe o modo Range ativa a função “one pedal driving”, em que a desaceleração aumenta a ponto de dispensar o uso do freio. O terceiro modo é o Sherpa, que limita a velocidade máxima a 80 km/h e desativando sistemas como o ar-condicionado para maximizar o uso das baterias.
ESTILO RETRÔ
O 500 elétrico preserva a clássica silhueta do primeiro modelo, que estreou na Itália em 1957 e foi um dos maiores responsáveis por motorizar o país.
Os faróis redondos são “divididos” pelo capô e trazem iluminação full LED. As luzes de iluminação diurna ficam na parte superior do conjunto. Ainda na dianteira, a logomarca da Fiat foi substituída por um logotipo estilizado do 500.
Frente ao antigo 500, o novo modelo está 61 mm mais longo, 57 mm mais largo, 29 mm mais alto e com distância entre eixos 22 mm maior.
Por dentro, o volante de dois raios é uma das referências ao passado, bem como o desenho de alguns detalhes com acabamento cromado e o formato do painel de instrumentos. A central multimídia traz uma tela tátil de 10,25 polegadas, enquanto o painel digital exibe as informações em uma tela de TFT de 7 polegadas.
A lista de itens de série do 500 elétrico inclui itens como freio de estacionamento elétrico, partida do motor por botão, destravamento das portas por aproximação, Wi-Fi nativo a bordo, sensor de fadiga, leitor de placas de trânsito, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, câmera com visão em 360 graus, sensor de pontos cegos, navegação por GPS, entre outros itens.