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Nova Mitsubishi Triton muda tudo e perde nome L200

22/11/2024

Sexta geração da picape usa apenas o nome ‘Triton’

Picape média será vendida em seis versões com inédito motor diesel

Por Vitor Matsubara

A nova Mitsubishi Triton já está entre nós. A sexta geração da picape média desembarca no Brasil em dezembro completamente renovada. Da plataforma ao design, tudo é diferente de sua antecessora, tanto que até o nome mudou: sai o L200 e fica apenas o Triton.

Fabricada em Catalão (GO), a nova Triton é um projeto realmente inédito. Segundo Fabio Maggion, supervisor de engenharia e planejamento estratégico da HPE (empresa que representa a Mitsubishi no Brasil), 100% das peças são novas.

A picape será oferecida em seis opções e cinco versões de acabamento: GL (com câmbio manual ou automático), GLS, HPE, HPE-S e a topo de linha Katana – nome este adotado apenas no mercado brasileiro.

Veja versões e preços da nova Mitsubishi Triton:

Mitsubishi Triton GL MT: R$ 249.990

Mitsubishi Triton GL AT: R$ 259.990

Mitsubishi Triton GLS: R$ 265.990

Mitsubishi Triton HPE: R$ 284.990

Mitsubishi Triton HPE-S: R$ 314.990

Mitsubishi Triton Katana: R$ 329.990

As primeiras unidades chegam às concessionárias a partir de dezembro.

Nova Mitsubishi Triton tem mudança radical no design

Versão Katana é a nova opção topo de linha da picape

A nova Mitsubishi Triton se descola definitivamente da identidade visual Dynamic Shield da geração anterior. Agora as linhas são bem mais retas na tentativa de reforçar a impressão de robustez da picape.

O conjunto óptico coloca a Mitsubishi Triton na tendência da indústria de dividir os elementos em duas partes. A seção superior abriga as luzes de iluminação diurna de LEDs e a parte inferior tem faróis (também de LEDs), além dos faróis de neblina em uma posição mais inferior.

A grade frontal é larga e quadrada, e pode receber acabamento em preto ou com detalhes cromados, dependendo da versão. As molduras das caixas de roda também perderam o formato arredondado e seguem a temática mais quadradona do restante da carroceria.

Versão Katana tem santantônio integrado à carroceria

Atrás, as lanternas trazem um discreto prolongamento na base e os elementos lembram algumas picapes da concorrência, como a Volkswagen Amarok e a líder do segmento Toyota Hilux. Existe um curioso aerofólio integrado à tampa traseira que, segundo a Mitsubishi, melhora a aerodinâmica da picape.

Na versão Katana, a Triton tem santantônio e molduras nas laterais da caçamba, cuja tampa traseira é leve, mas não tem o sistema de amortecimento – este oferecido como acessório.

Nas dimensões, a nova Triton ficou 2 cm mais longa, 2 cm mais alta, 5 cm mais larga e tem 13 cm a mais de distância entre eixos.

Interior da Triton está mais moderno e sofisticado

Cabine ficou mais moderna e bem acabada do que antes

A cabine da nova Triton repete o estilo mais robusto do lado de fora. Além das linhas horizontais, o interior usa materiais de qualidade superior aos empregados na geração anterior.

Plásticos são menos duros e há superfícies emborrachadas nas portas e em todos os pontos onde pode haver contato com motorista e passageiros. O volante de três raios tem desenho esportivo que lembra o do antigo Lancer Evolution X.

Falta, porém, a pegada tecnológica presente em concorrentes como Ford Ranger e Chevrolet S10, já que o painel de instrumentos mantém os mostradores analógicos ao lado de uma tela de 7″, que exibe as informações do computador de bordo. A tela horizontal da multimídia tem 8″ e poderia ser maior.

Motor também é inédito

Nova Mitsubishi Triton
Motor 2.4 biturbo é completamente novo, segundo a Mitsubishi

Não é apenas o design que foi renovado. O motor é um 2.4 biturbo movido a diesel que também é diferente do antigo propulsor. Entrega 205 cv e 47,9 kgfm, incremento de 15 cv e 4 kgfm em relação ao conjunto anterior.

São duas opções de transmissão: manual e automática, ambas com seis marchas. A Mitsubishi ainda não divulgou as médias de consumo da Triton, que ainda não foram aferidas pelo Inmetro.

Segurança aprimorada na nova Mitsubishi Triton

Todas as versões da nova Mitsubishi Triton saem de fábrica com 7 airbags, central multimídia com tela de 8″ e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, faróis de neblina, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, piloto automático com limitador de velocidade, assistente de partida em rampas e sensor de pressão dos pneus.

A partir da versão HPE-S, a nova Triton ganha várias assistências à condução, como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, farol alto automático, sistema de vetorização de torque, alerta de aceleração involuntária (que freia o veículo em caso de aceleração repentina após engate de marcha) e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Na configuração topo de linha Katana, a picape acrescenta central multimídia com tela de 9″, sistema de navegação por satélite (GPS) offline, câmera 360 graus, revestimento interno na cor preta com detalhes em laranja, rodas de liga leve de 18 polegadas, grade frontal na cor da carroceria, detalhes externos na cor preta, santantonio e aerofólio na tampa da caçamba.

Fonte: Automotive Business

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