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Nova marca chinesa de SUVs elétricos chega ao Brasil em 2022

25/08/2022

Além de automóveis de passeio e SUVs elétricos, a nova marca chinesa Seres venderá veículos comerciais

A Seres Motors escolheu uma feira do setor solar para fazer sua primeira aparição pública no Brasil. A fabricante chinesa participa da Intersolar South America (evento realizado em São Paulo) expondo os modelos SF5 e Seres 3. Os SUVs elétricos estão em testes desde 2021 e devem estrear por aqui até o fim deste ano, quando o grupo que representa a Seres iniciará suas atividades no país.

A expectativa é que as operações da empresa se consolidem em 2023. A marca, inclusive, tem até site oficial. Lá estão algumas informações dos modelos supracitados e do Seres 7, cuja única imagem sugere que se trata de um SUV-cupê.

Além dos automóveis de passeio, a Seres Motors também investirá no segmento de veículos comerciais, o que inclui um caminhão e uma van compacta. Estes são fabricados pela também chinesa Sokon, que controla a marca DFSK. 

SUVs elétricos são os destaques da nova marca chinesa

SF5 tem dois motores elétricos e autonomia pode passar dos 1.000 km

No caso do SF5, ele é movido por dois motores elétricos produzidos pela Huawei (sim, a fabricante de eletrônicos e smartphones), que entregam 550 cv e 83,6 kgfm de torque instantâneo. Existe ainda um motor a combustão que atua exclusivamente como gerador e entra em ação quando a carga da bateria de 35 kWh fica abaixo de 30%. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 4,6 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h.


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A autonomia no modo 100% elétrico é de 180 km no ciclo NDEC, sendo que, combinando o motor elétrico com o gerador, é possível rodar mais de 1.000 km. Segundo a fabricante, são necessários 36 minutos para carregar de 20% a 80% da capacidade das baterias em uma estação de corrente DC. Caso a recarga seja feita em corrente AC (padrão residencial, de 7 kWh), o tempo estimado é de três horas e meia para passar de 21% a 90%.

Seres 3 é menos potente do que o SF5

Já o Seres 3 usa motor elétrico traseiro de 163 cv e 30,6 kgfm de torque instantâneo. Uma bateria de lítio de 53 kWh alimenta o conjunto e proporciona autonomia de 400 km no ciclo NDEC – ou 300 km pelo ciclo WLTP, que é o padrão utilizado na Europa. O tempo de recarga varia entre 38 minutos (de 20% a 80% em eletroposto de 50 kWh) e pouco mais de sete horas e meia (de 0% a 100% em carregador residencial de 7 kWh). Quanto ao desempenho, a promessa é de aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 160 km/h.

Fonte: Automotive Business

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