“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Nova linha de rodoviários Volvo chega ao mercado brasileiro

27/03/2023

Depois de apresentada na Latbus2022, a nova linha de chassis rodoviários Volvo, equipada com motores Euro 6 e propulsão traseira, começa a ser oferecida pela montadora paranaense aos operadores brasileiros. A família completa inclui os modelos B380R, B420R, B460R e B510R, nas versões 4×2, 6×2 e 8×2, com capacidade de carga da ordem de 19,5 t,  24,75 t e 29,25 t.

Além de contarem com a tecnologia Proconve P-8, os novos rodoviários Volvo incorporam inúmeros melhoramentos, que tornaram os veículos ainda mais conectado e mais seguros, na comparação com a geração anterior.

Consumo reduzido

Rodoviários Volvo
Chassi Volvo B510R 8×2 Euro 6

Topo de linha da marca, o novo chassi B510R para aplicação rodoviária se destaca pelo motor de 13 litros Volvo D13K, com tecnologia Common Rail Euro 6, que promete uma redução do consumo de combustível em até 9%. Acrescente a isso a nova caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração, a mesma que equipa o Volvo FH, o caminhão mais vendido do país.

Com 12 velocidades e acionamento automatizado, a caixa I-Shift oferece trocas 30% mais rápidas. Outra novidade é o freio motor mais potente do mercado, com 510 cavalos.
O B510R vem ainda com a tecnologia de Aceleração Inteligente Volvo, um sistema que entrega torque na medida exata para o melhor desempenho e máxima economia. Sem contar o novo painel de instrumentos totalmente digital, com mais de 90 funções.

A novidade oferece três modos de visualização, dependendo das informações que o motorista desejar priorizar. O volante é novo e o condutor tem agora os controles do piloto automático e do computador de bordo sem a necessidade de mover as mãos. Outra novidade é a arquitetura eletrônica Multiplex 3, que oferece maior velocidade de dados e mais eficiência na hora do encarroçamento.

Sistemas de segurança

Em linha com a visão Zero Acidentes da Volvo, a nova geração evoluiu também na segurança. O freio motor VEB+ (Volvo Engine Brake) tem agora 510cv, 30% a mais do que a versão anterior e continua sendo o mais potente em todo o mercado. Além disso, é possível ainda a instalação de Retarder, como item opcional. Quando atuando em conjunto com o VEB+, a potência de frenagem total chega a 1.100 cv.

Rodoviários Volvo
Novo Volvo B420R 4×2

A nova linha de rodoviários Volvo manteve os avançados dispositivos do “Sistema de Segurança Ativa” (SSA), “Programa Eletrônico de Estabilidade” (ESP) e “freios à disco com sistema de controle eletrônico EBS de 5ª geração”. Os veículos têm ainda os sistemas de segurança mais recentes, como o “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e “Assento Vibratório”. A nova linha habilita também o SSA para carrocerias com para-brisa bipartido.

Mercado em alta

O lançamento coincide com o bom momento vivido pela divisão de ônibus da empresa no pais. E a expectativa positiva do mercado de ônibus rodoviários, diante do aumento das viagens pós-pandemia, comenta Paulo Arabian, diretor Comercial de Onibus Brasil. Prova disso são as 147 unidades já vendidas da nova linha Euro 6.

Rodoviários Volvo
André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina

“Estamos muito otimistas com os primeiros negócios e a alta receptividade dos clientes. O mercado de ônibus rodoviários vem em recuperação nos últimos anos e os novos modelos Euro 6 reforçam ainda mais nossa oferta de veículos de alta tecnologia, em que já somos referência”, completa André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

Fonte: Frota&Cia

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?