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Nova Ford F-150 muda design e equipamentos para vender mais

18/11/2024

Picape vem com pacote de novidades na linha 2025 e acerta ao manter motor V8

Por Vitor Matsubara

A chegada da F-150 ao mercado brasileiro encheu a Ford de expectativa. Além de repetir a briga com Chevrolet Silverado e Ram 1500, a estreia fez a marca crer que poderia repetir, ainda que em escala muito menor, o sucesso obtido nos Estados Unidos, onde lidera sua categoria há várias décadas.

Porém, as vendas não foram conforme o esperado e a picape ficou atrás de suas rivais. Reduzir essa diferença é o objetivo da Ford com o lançamento da nova F-150, que vem com design repaginado e novidades na lista de equipamentos.

Novidades na linha da nova Ford F-150

Versão Lariat Black se diferencia pelos detalhes em preto

As mudanças já surgem na gama de versões trazidas para cá. Agora a picape vem nas opções Lariat e Lariat Black (a Platinum deixa de ser oferecida), que se diferenciam pelo acabamento externo escurecido na segunda opção.

Independentemente da escolha, o preço é de R$ 519.990 – o mesmo valor praticado na versão mais acessível da F-150 até então, numa tentativa de impulsionar as vendas do modelo.

O desenho teve uma discreta atualização com foco na dianteira. Faróis full LED foram repaginados com a assinatura luminosa em formato de “F” (uma simpática referência à linha F-Series e à Ford) e a grade frontal tem duas barras horizontais com o novo logotipo da Ford.

Atrás, as lanternas de LEDs exibem nova disposição de luzes. A cabine permanece como era antes.

Motor V8 garante momentos de diversão

Lanternas tiveram retoques bastante sutis

Felizmente nada muda no conhecido motor Coyote 5.0 V8, que entrega 405 cv e 56,7 kgfm, bem como na transmissão automática de 10 marchas com opção de trocas sequenciais pela alavanca. Caso você esteja se perguntando, é o mesmo conjunto que equipa o Mustang, mas em uma configuração menos arisca.

Dele vem as acelerações prontas que embalam a enorme picape de 5,82 metros de comprimento com a empolgante sinfonia do V8 nos ouvidos. Apesar do tamanho, a F-150 transmite segurança ao rodar acima dos 100 km/h e é relativamente estável para seu porte nas curvas.

As médias de consumo aferidas pelo Inmetro foram de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l, na estrada. Lembrando que o tanque de 136 litros só pode ser abastecido com gasolina.

Entra e sai de itens de série

Houve mudanças também na lista de equipamentos. A nova Ford F-150 perdeu charmes como os estribos elétricos (trocados por uma peça fixa) e a tampa traseira com escada embutida.

Em contrapartida, agora é importada com a tampa Pro Access, que também pode ser aberta lateralmente. Neste caso, a abertura é realizada manualmente.

Outro acréscimo é o do rebatimento da alavanca do câmbio, que permite a abertura de uma mesa embutida no apoio de braço dianteiro – no caso na versão Lariat, já que a extinta Platinum oferecia o recurso.

O sensor de peso na caçamba, que indica a quantidade de carga acendendo os LEDs das lanternas, chegou a vir nas unidades inicialmente trazidas para o Brasil, mas não será mais oferecido nos exemplares importados para cá.

A picape ainda vem com painel digital de 12″, head up display, bancos dianteiros com regulagens elétricas, ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura, rodas aro 20″ e central multimídia Sync 4 com tela tátil de 12″, entre outros itens.

Manobrar poderia ser uma tarefa quase impossível em alguns lugares apertados, mas os inúmeros sensores espalhados pelo veículo e o sistema de câmeras com visão em 360 graus facilitam a missão.

A F-150 2025 ainda tem tração nas quatro rodas, com reduzida e sete modos de condução, inclusive um dedicado para o reboque de trailer.

Fonte: Automotive Business

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