“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

No fim de semana, mais de 85 mil visitantes no Salão

Corredores do Distrito Anhembi, que reúne mais de 300 modelos, ficaram lotados nos dois primeiros dias

24/11/2025

Balanço dos dois primeiros dias do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, sábado, 22, e domingo, 23, indica que mais de 85 mil visitantes passaram pelos corredores do Distrito Anhembi no primeiro fim de semana do evento, que esteve suspenso por 7 anos até retornar atendendo pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Igor Calvet, presidente da Anfavea, comemora o sucesso de público nesse retorno histórico da tradicional mostra do setor automotivo brasileiro.

“Pudemos ver as pessoas se divertindo, descobrindo novidades, reencontrando ícones do passado e vivendo de perto tudo o que a nossa indústria tem de melhor. Os expositores também estão satisfeitos, animados e confiantes com a força desse retorno. O Salão voltou para ficar”, afirmou o executivo.

Mayra Nardy, diretora de portfólio da RX, empresa responsável pela organização do evento, disse que os visitantes aprovaram o novo formato do salão, que reúne mais de 300 modelos em exposição e oferece uma programação de atividades interativas para todos os gostos e idades.

“Estamos de volta com um roteiro de experiencias pensadas para resgatar todo o legado e história do Salão do Automóvel com exposição de clássicos, supermáquinas e principalmente a inovação, que é a nossa grande vocação”, lembrou.

Das marcas com produção local, destaque para todas as que compõem a Stellantis – Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, além da estreante Leapmotor -, Toyota, Renault e Honda. As principais ausências são da Volkswagen e General Motors, segunda e terceira colocadas no ranking das marcas que mais vendem no Brasil.

Atrações

Na avaliação da diretora, os dias de semana tendem a ser mais tranquilos. “Nossa expectativa é que, no fim de semana, os ingressos se esgotem, assim como ocorreu no primeiro sábado”, comentou.

Além de ver as novidades de montadoras aqui instaladas e marcas chinesas que estão chegando ao Brasil, os visitantes têm aceso a espaços dedicados a carros clássicos e as supermáquinas, renovadas diariamente. Os visitantes também podem aproveitar para testar os carros na maior pista indoor do mundo, que foi desenvolvida exclusivamente para o evento, com mais de 14 mil m².

Para os fãs da velocidade, o Salão oferece um espaço exclusivo dedicado à FIA WEC – Rolex 6 Horas de São Paulo e à Nascar, reunindo carros de corrida e simuladores interativos que trazem o clima das pistas para o Distrito Anhembi.

Tem ainda, para diversão da criançada, o Lego® Experience, que traz um carro de Fórmula 1 em tamanho real e o capacete de Ayrton Senna, construídos inteiramente com peças Lego.

Fonte: AutoIndústria – Fotos: Divulgação/RX

Informes