“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

No ano, mercado de motos rompe barreira dos 2 milhões

Apesar do recuo em novembro sobre outubro, alta sobre o mesmo período de 2024 é de 16,2%

04/12/2025

Por Alzira Rodrigues

As vendas de motocicletas atingiram 180,6 mil unidades em novembro, o que representou queda de 8,5% sobre outubro (209.743), conforme balanço divulgado pela Fenabrave esta semana.

O recuo, segundo a entidade, reflete exclusivamente o menor número de dias úteis no mês passado, apenas 19 contra os 23 do mês anterior.

No acumulado do ano o setor segue com números positivos, caminhando para recorde histórico. De janeiro a novembro foram emplacadas 2.004.150 motos, alta de 16,2% sobre o mesmo período de 2024 (1.723.9710).

LEIA MAIS

Veja as motos que invadiram o Salão do Automóvel

“Para as motocicletas, a tendência é estrutural. O veículo é ferramenta de trabalho para entregadores, pequenos empreendedores e prestadores de serviço, além de alternativa mais acessível de mobilidade em grandes e médias cidades, tornando-se, muitas vezes, o segundo veículo da família”, comenta o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, ao divulgar o balanço do mercado de veículos duas rodas..

A entidade também informa sobre o segmento de motos elétricas, que nos útlimos meses totalizou apenas 7.643 unidades emplacadas, dos quais 510 em novembro.

“No acumulado, o resultado é superior ao do mesmo período de 2024, mas ainda é um segmento de giro baixo e no qual, provavelmente, teremos oscilações de volume até a sua consolidação”, argumenta Arcelio Jr.

Fonte: AutoIndústria

Informes