Para garantir a segurança e economia de combustível durante momentos de diversão e descontração, como as férias escolares de julho, a Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, recomenda quatro atitudes para motoristas que planejam viagens longas:
1- Realize manutenções com um mecânico de confiança.
2- Leve em conta a quilometragem que será percorrida durante a viagem. Se necessário, antecipe a manutenção dos componentes.
3- Verifique se o marcador de combustível está funcionando corretamente.
4- Programe a sua viagem, verificando os postos de abastecimento e pausas para alimentação e descanso.
Precauções com o sistema de ignição
O sistema de ignição desempenha uma função fundamental no funcionamento do motor, influenciando diretamente o consumo de combustível, a integridade de componentes como catalisadores e os níveis de emissões. Sua função é fornecer a energia, através de uma centelha, que irá dar início a reação de queima do combustível. Devido à sua importância para uma viagem segura, este sistema merece atenção redobrada durante a revisão. O motorista deve se certificar de que esteja em perfeitas condições antes de iniciar a viagem, evitando problemas que possam comprometer o desempenho do veículo.
“Antes de pegar a estrada, esteja atento a sinais como falhas de funcionamento do veículo, ruídos anormais (como batidas, rangidos ou roncos que aumentam com a velocidade) e luzes de alerta no painel de instrumentos. Não esqueça de abastecer o veículo, calibrar os pneus, inclusive o estepe, verificar o nível de óleo do motor e fluido de arrefecimento (radiador), completar no nível da água do limpador de para brisa e verificar se todas as luzes estão funcionando corretamente, lanternas, farol e pisca”, aconselha Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra. “Se alguma luz acender, consulte o manual do proprietário para entender sua interpretação correta e tome as medidas necessárias antes de prosseguir com a viagem. ”
Se for necessário substituir algum componente deste sistema, a NGK e a NTK oferecem uma ampla gama de opções no mercado de reposição. Com linhas segmentadas para diversas aplicações, a NGK disponibiliza velas de ignição e velas especiais das linhas G-Power (Platina) e Iridium IX (Irídio), além de cabos e bobinas de ignição, já com a marca NTK, possui uma ampla linha de sensores aplicadas ao veículo, como sensores de oxigênio, nível de combustível, ABS entre outras opções.
Sobre a Niterra
A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd. Fundada em 1936, em Nagoia, no Japão, é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 64 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade, Medicina, Meio Ambiente & Energia, Comunicações, e Agronegócio. As marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/.