A engenharia automotiva evoluiu muito nos últimos anos, exigindo que os mecânicos se mantenham atualizados para oferecer o melhor serviço de diagnóstico e reparação de diferentes modelos disponíveis no mercado. Novos sistemas e ferramentas estão transformando a maneira como as manutenções são realizadas, garantindo maior eficiência energética, menor emissão de poluentes e melhores condições de dirigibilidade.
Para comemorar o Dia do Mecânico e ajudar no aprimoramento de profissionais da área, a NGK, marca da Niterra especializada em componentes para sistemas de ignição, destaca os principais avanços nos sistemas automotivos que merecem atenção especial por parte dos mecânicos.
1- Motores mais eficientes e sustentáveis: uma das áreas em que mais ocorreram avanços significativos, entre elas estão o downsizing e diminuição de emissão de CO2.
2- Sistemas de injeção direta de combustível: otimizam a queima de combustível, reduzindo consumo e emissões.
3- Turbocompressores: ampliam a eficiência de motores com menor cilindrada, entregando boa performance com economia.
4- Velas de Iridium: melhoram a queima de combustível, diminui as emissões de poluentes, aumenta a durabilidade da vela de ignição e melhora o desempenho do motor.
5- Transmissões automáticas e CVT (Continuamente Variáveis): proporcionam uma condução mais suave e eficiente.
6- Sistemas ADAS: garantem maior segurança na condução e requerem equipamentos especializados para diagnóstico e calibração.
Ferramentas indispensáveis para oficinas modernas
Para além do conhecimento específico de cada mecânico, equipamentos e recursos especializados são necessários para diagnosticar e reparar veículos com tecnologia avançada, tais como scanners automotivos atualizados e compatíveis com diversas marcas e osciloscópios para análises mais complexas. É preciso ainda estudar literatura técnica detalhada, incluindo manuais e esquemas elétricos, o sistema ADAS requer equipamentos específicos para calibração.
“Os mecânicos desempenham um papel crucial na manutenção preventiva e corretiva, garantindo que os veículos operem de maneira eficiente e sustentável”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil. “Seguindo com a linha de atender com eficiência, utilizar peças e produtos de qualidade, dentro das normas estabelecidas pelas montadoras é fundamental para assegurar o desempenho ideal dos motores.”
Neste sentido, a Niterra oferece treinamentos e realiza visitas frequentes a oficinas mecânicas, durante as quais distribui catálogos impressos e oferece orientações para esclarecer as principais dúvidas do setor de reparação. Além disso, promove visitas técnicas focadas em produtos e suas aplicações.
Para atender a eventuais questionamentos, a empresa disponibiliza um serviço de atendimento ao reparador pelo número 0800 019 7112 e oferece treinamentos técnicos em seu site, ajudando no desenvolvimento e aprimoramento profissional.
Sobre a Niterra
A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd. Fundada em 1936, em Nagoia, no Japão, é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 65 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade, Medicina, Meio Ambiente & Energia, Comunicações, e Agronegócio. As marcas NGK e NTK (componentes automotivos) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/.