New Holland lança colheitadeiras dotadas de inteligência artificial


Sistema Intellisense criado pela empresa promete melhor rendimento em diferentes condições de colheita (Por Mário Curcio, para AB)
New Holland lança colheitadeiras dotadas de inteligência artificial

A fabricante New Holland Agriculture mostra na 27ª Agrishow, que ocorre até 29 de abril em Ribeirão Preto (SP), a nova colheitadeira CR Intellisense, dotada de inteligência artificial capaz de escolher entre diferentes estratégias de colheita, de acordo com a condição da lavoura.

A tecnologia Intellisense realiza automaticamente diversas regulagens da máquina, aumentando a eficiência e a produtividade em tempo real. “Com isso é possível obter a capacidade máxima de colheita de acordo com a condição da lavoura”, afirma Cláudio Calaça Júnior, diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América Latina.

De acordo com a empresa, a tecnologia Intellisense é capaz de controlar e monitorar a qualidade dos grãos a partir do uso de uma câmera infravermelha instalada diretamente no elevador de grãos limpos. Com a tecnologia também é possível reduzir a perda de grãos a partir do controle do rotor, da abertura e fechamento automático das peneiras e pré-peneira.

A Intellisense também promete manter o fluxo de colheita constante, ajustando o volume de toneladas colhidas por hora de acordo com a logística de transporte, descarregamento, secagem e armazenagem da fazenda. Também permite levar a máquina à sua capacidade máxima de colheita em toneladas por hora. Aplicada na Europa desde 2018, o sistema será item de série nas novas colheitadeiras CR 9.90 e opcional para as CR 7.90 e CR 8.90.

“Essa tecnologia não vem para substituir o operador, mas sim para somar a experiência e percepção humanas à rapidez nos ajustes e entendimento das transições de condição da colheita”, diz Calaça. A nova CR traz também uma cabine maior e mais confortável, iluminação com luzes de LED, telemetria embarcada e um novo sistema de detecção de pedras, entre outras melhorias.

A motorização da linha CR também mudou. A nova CR 7.90 conta agora com um motor de 11 litros, com 496 cv; a CR 8.90 tem um novo sistema atualizado de refrigeração e potência máxima de 570 cv; e, finalmente, a maior colheitadeira da New Holland em produção no Brasil, a CR 9.90, produz 625 cv. 

Novo trator para pequenos e médios produtores

A New Holland mostra também na Agrishow o novo T5.110 S, um trator de média potência que agora está disponível para os produtores brasileiros. É equipado com motor FPT S8000 de quatro cilindros e 111 cv. Os pontos de destaque do T5.110 são desempenho, eficiência de transmissão, robustez do sistema hidráulico e versatilidade da tomada de força. Esse conjunto torna o trator muito competitivo entre os modelos para pequenos e médios agricultores.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO