“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Na carona de lançamentos Brose projeta expansão de 10%

Fabricante de sistemas de portas e arrefecimento tem ampliado demanda com mudança de tecnologia e renovação de powertrain

03/07/2025

A recente onda de lançamentos de veículos de passeio tem animado as perspectivas da Brose, fabricante de sistemas de portas e arrefecimento de motor de São José dos Pinhais, PR, e com unidades em Goiana, PE, e Jarinu, SP.  O presidente da operação brasileira, Murilo Matta, contou à Agência AutoData que a projeção é de crescer de 8% a 10% em 2025, portanto acima do mercado, que espera alta de 6% a 7%.

O motivo: adição de portfólio: “As montadoras têm lançado muitos projetos por causa da mudança de tecnologia e renovação de powertrain, então vivemos um ciclo de alta. É preciso aproveitar o momento”.

No ano passado o faturamento da companhia cresceu 6% em comparação a 2023, disse, sem compartilhar números absolutos: “Nós passamos a fornecer ao Tera, por exemplo, sem deixar de prover ao Polo. Portanto, temos uma soma de negócios e não uma reposição”.

O projeto do SUV Tera gerou a criação de vinte postos de trabalho em Jarinu, onde hoje a ocupação da capacidade produtiva está em 100%. Ao todo a Brose emprega em torno de 550 trabalhadores.

A operação em Goiana, pareada à da Stellantis, também está completa. Apenas a unidade paranaense, por causa de aquisições realizadas nos últimos anos, ainda tem cerca de 20% de capacidade para ser utilizada.

Murilo Matta, presidente da Brose no Brasil, mantém o otimismo a despeito da alta dos juros. Foto: Divulgação.

Apesar da escalada dos juros, com a Selic em 15% ao ano, Matta segue otimista diante dos lançamentos: “Acredito que o marco de garantias deverá ajudar neste cenário. A inadimplência tem crescido, mas já foi pior. Como o índice de renda está elevado se a parcela couber no bolso o consumidor acaba trocando de carro, frente às novidades que lhe têm sido apresentadas”.

A Brose também está em projetos como o novo Nissan Kicks e o Hyundai Creta.

Contribuem para o otimismo o fato de os contratos de carros por assinatura estarem crescendo, o que puxa a demanda pelo 0 KM, e também a melhora do mercado argentino, seu principal cliente do Exterior. Hoje em torno de 20% da produção, considerando exportação direta e indireta, são embarcados para lá. Outros destinos respondem por fatias menores, como África do Sul e México.

Aposta em inovação aberta

Murilo Matta contou que a Brose está investindo em um projeto de tecnologia para a gestão de requisitos específicos de clientes, que, segundo ele, é uma grande dor da indústria: “Cada montadora tem suas particularidades, e é preciso coletar os requisitos específicos em sites ou nas cartas de requisitos. Trata-se de processo manual de entendimento para ver se conseguimos atender às demandas”.

Por isto, compartilhou, a empresa está com projeto piloto em andamento, de uso de robotização e inteligência artificial a fim de que esta gestão seja feita toda de forma digital. Desta forma a solução irá automaticamente aos portais resgatar as informações, trazê-las para o sistema da Brose e comparar com seus processos, verificar se existem discrepâncias e, se houver, a IA dá uma caminho para a solução. O plano é que o processo seja estabelecido até outubro.

Hoje este trabalho é feito mensalmente e dois a três profissionais são escalados para a atividade. Com o sistema isto poderá ser feito diariamente e com uma pessoa para acompanhar o processo no começo, até que ele ganhe maturidade: “Teremos, portanto, ganhos na celeridade, assertividade e eficiência de custo, que refletirão na melhora da na nossa competitividade”.

Estão sendo investidos em torno de R$ 100 mil na iniciativa aplicada às fábricas de São José dos Pinhais, Goiana e Jarinu: “Não é nada da Nasa. É algo possível, que tira o paradigma de que investir em tecnologia é difícil. E que nos motiva a buscar novas soluções para obter novos ganhos de eficiência”.

A iniciativa está sendo desenvolvida de forma conjunta no hub de inovação aberta da PUC PR, o Hot Milk, a partir do uso de tecnologia de startup que está auxiliando no processo. O programa foi lançado em fevereiro.

Esta não é a primeira vez que a Brose busca o auxílio do conhecimento de startups para promover a tecnologia em seus processos. Recentemente, após conexão facilitada pelo Porto Digital de Recife, foi criada em parceria com a Stepps Tecnologia solução de captura de imagens para o operador na unidade de Goiana, que será expandido para outras unidades.

A Brose também digitalizou toda a parte de manutenção da fábrica desde meados de 2024, o que diminuiu tanto o tempo de reparo das máquinas quanto o período em que elas ficam paradas.

Fonte: AutoData

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