“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Na América Latina, 9 em cada 10 jovens da Geração Z querem comprar carro

Pesquisa feita pela Nissan em diversos países aponta mudança de comportamento dos jovens, que sonham em comprar um automóvel novo e, de preferência, à vista

08/09/2025

Na América Latina, 9 em cada 10 jovens da Geração Z desejam comprar um carro, mas o alto custo e dificuldades de financiamento ainda são barreiras. Para eles, o ideal é comprar um carro 0 km e à vista.

A conclusão é de uma pesquisa feita pela Nissan com o Instituto De La Riva Group. O levantamento foi feito em 2024, com 1.200 jovens, entre 15 e 21 anos, de todos os níveis econômicos no México, Colômbia, Argentina, Chile, Guatemala e Costa Rica.


Todo mundo que importa do ecossistema automotivo está no #ABX25, o melhor evento de networking do setor


A geração Z (hoje com idade entre 13 e 28 anos) remoldou os hábitos de consumo, com a preferência por experiências digitais e imediatas em vez da posse de bens.

Por isso, essa geração costuma ser vista como a mais desapegada de bens materiais, como carros ou casas. Não à toa, diversos serviços de assinatura nos mais variados setores surgiram nos últimos anos.

Mas o estudo da Nissan revela o oposto. Quando perguntados “Você gostaria de ter um veículo daqui a 5 anos?” a resposta de 9 a cada 10 jovens da Geração Z foi que sim, eles querem um carro no futuro.

O motivo é que, para a maioria deles, ter um carro próprio representa independência, mobilidade segurança e estabilidade.

Na hora de escolher um carro, a Geração Z prioriza segurança, durabilidade e confiabilidade acima de outros quesitos, e dão preferência para os carros novos.

Sete em cada 10 jovens querem comprar um carro 0 km, o que mostra uma mudança em relação as gerações anteriores que viam os carros usados como uma porta de entrada.

Preço do carro é barreira para a Geração Z

Apesar da vontade, os jovens da Geração Z entendem que comprar um carro é um uma meta distante por causa de várias barreiras, desde financeiras até falta de alternativas viáveis para a compra.

O financiamento ajusta os jovens, por isso, 58% deles pagariam à vista para evitar dívidas.

A boa notícia é que também sete em cada 10 jovens dizem estar economizando, enquanto seis em cada 10 já têm um produto bancário, o que demonstra que a nova geração se planeja cedo porque é mais interessada em educação financeira.

Fonte: Automotive Business

Informes