Quatro projetos de descarbonização e digitalização da cadeia automotiva vão mobilizar, nos próximos três anos, R$ 210 milhões de empresas da cadeia automotiva pelo Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover).
Eles foram aprovados na chamada Projetos Estruturantes. Dos R$ 210 milhões, 85,5% são recursos não reembolsáveis do Mover e 14,5% são contrapartida das empresas.
Os projetos serão desenvolvidos pelas montadoras Volkswagen, Stellantis, General Motors, Hyundai, Toyota, além das siderúrgicas Usiminas e CSN.
A gestão dos recursos será feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Conheça os projetos aprovados:
1. Motor a etanol de alta eficiência (R$ 48 milhões)
Escopo do projeto envolve o desenvolvimento de motores a etanol para veículos leves com alta eficiência, combinando alta taxa de compressão, combustão ultra pobre e ignição distribuída via pré-câmara.
O projeto inclui simulações, otimização de pistões, estratégias de combustão acelerada, ajuste de ignição e injeção, sistemas virtuais de válvulas e criação de um bloco de motor mais resistente e sustentável.
Participam desse projeto o ITA, que é o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (SP), Volkswagen, Stellantis, General Motors, Hyundai, CNH, Tupy, MWM Tupy, Horse, Mahle, Schaeffler, AVL, Dirac e Liconic.
2. Aço de baixa pegada de carbono (R$ 76,8 milhões)
Objetivo desse projeto é reduzir emissões de CO2 da cadeia automotiva por meio da descarbonização siderúrgica. O projeto utiliza hidrogênio como redutor, matérias-primas renováveis e testes em bancada e piloto, incluindo alto-forno experimental e simulador de redução direta, criando infraestrutura inédita no hemisfério sul para tecnologias alinhadas às metas globais de sustentabilidade.
Participam o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-SP), Usiminas, CSN, Stellantis, Mercedes-Benz, IBAR, Nissan e Iveco Group.
3. ADAS com sensor radar nacional (R$ 41,9 milhões)
Desenvolvimento de uma solução nacional de sistema ADAS com radar automotivo de médio/longo alcance, reduzindo dependência externa e fortalecendo a soberania tecnológica.
O projeto inclui arquitetura aberta e segura, planta piloto para produção e testes, integração com câmeras para funções como frenagem automática e controle de cruzeiro, garantindo competências nacionais e protótipos funcionais para futura industrialização.
Participam Instituto de Pesquisa Eldorado (SP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Stellantis, Volkswagen, Krah, Valeo, TE Connectivity, Tron, Volkswagen Truck & Bus, Macieiras Labs Ltda e Onmotus Engenharia Ltda.
4. Hub do Grafeno (R$ 42,2 milhões)
Estruturar um hub tecnológico nacional para desenvolver e validar nanocompósitos de polímeros virgens e reciclados com grafeno, aplicados a peças automotivas mais leves e sustentáveis.
Participam o Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNano-MG), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP), Toyota, Volkswagen, General Motors, Ford, Caio, Hyundai, Mahle, Plascar, Dinaco, Planet Color, Wise Plásticos, Sulbras Moldes e Plásticos, Ipol Nanotecnologia, Nanum Nanotecnologia, Montana Química, Urb Mining, Hexographene e Degrad.
Fonte: Automotive Business
































