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Motul orienta sobre oito erros na manutenção de motocicletas após as férias

31/01/2025

  • A negligência com o cuidado do veículo pode causar riscos para a segurança do motociclista

Após viagens longas na estrada, seja para regiões de praia ou campo, é essencial realizar a revisão em uma oficina de confiança para assegurar o bom funcionamento de todos os sistemas do veículo, prevenindo acidentes e desgastes desnecessários. Mesmo para quem deixou a moto parada nas férias para passar esse tempo com suas famílias em férias conjuntas, é preciso garantir que o veículo está pronto e revisado para os desafios enfrentados no dia-a-dia. Pensando em auxiliar os motociclistas na manutenção pós-férias, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, destaca oito erros comuns nesse momento e como evitá-los.

1- Escolha inadequada do óleo lubrificante: cada motocicleta possui requisitos específicos de lubrificação, e desconsiderá-los pode resultar em problemas graves no motor, como superaquecimento e desgaste precoce das peças. Para evitar esse problema, é preciso verificar o manual da motocicleta e escolher produtos de alta qualidade.

2- Falta de verificação e substituição do filtro de ar: no momento da análise, é preciso fazer a limpeza ou substituição periódica do filtro. O componente deve ser inspecionado entre 5.000 a 10.000 km. O uso frequente em ambientes off-road ou com alta presença de contaminantes exige maior atenção e manutenção em intervalos mais curtos.

3- Subestimar o papel da folga correta da corrente: uma corrente muita folga pode se desprender durante o uso, enquanto uma excessivamente ajustada provoca desgaste e reduz a potência. A atenção a tensão da corrente e ao uso do lubrificante específico de acordo com seu tipo de uso ajudam para que esse tipo de problema não aconteça

4- Negligenciar a troca de pneus e calibragem: os pneus são de grande importância já que contribuem com a estabilidade da moto e não monitorar sua performance pode aumentar riscos de acidente. É preciso realizar a troca ao atingirem o limite de desgaste e ajuste a calibragem seguindo as orientações do fabricante.

5- Manutenção dos freios: esses componentes devem ser inspecionados a cada 5.000 km e a troca do fluido de freio deve ser feita anualmente ou conforme recomendação do fabricante.

6- Desprezar a parte elétrica: em caso de falha, esse sistema pode comprometer outras funções. No momento da manutenção das peças envolvidas, sempre as troque quando apresentarem mal funcionamento.

7- Não cuidar da suspensão: a negligência com esse sistema pode causar problemas como perda de estabilidade, menor absorção de impactos e até danos permanentes ao chassi, por isso é comum que o intervalo recomendado para inspeção seja de 10.000 km a 20.000 km e ter o óleo trocado de acordo com as instruções da montadora.

8- Ignorar pequenos vazamentos: esses pequenos vazamentos podem significar perda de lubrificação em partes importantes do motor e risco de falha nos freios. Por isso, é preciso conferir o local onde a motocicleta ficou estacionada para garantir que não haja fluido derramado.

“O período pós-férias é uma ótima oportunidade para fazer um check-up geral na motocicleta, especialmente para quem não conseguiu seguir os cuidados mencionados anteriormente”, afirma Caio Freitas, engenheiro de aplicações da Motul. “Os cuidados com a conservação devem ir além da estética para garantir mais segurança e tranquilidade para as próximas viagens e para o cotidiano.”

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Sobre a Motul

Há mais de 170 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.

A Motul, presente no Brasil desde 1992, tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, Imsa, Rallycross, F1 Boat e Sertões.

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