Por George Guimarães

Vendas restritas somadas à chegada de novos concorrentes é combustível mais que eficaz para deflagar uma corrida, para lá de necessária, por maior visibilidade de produtos e marcas. Com mercado estagnado em anos recentes, a indústria automotiva confirma a tese.
Nos últimos meses e semanas, para além da chegada de diversas marcas, o que mais se tem visto no setor é um intenso esforço dos departamentos de marketing das novas e tradicionais na busca de holofotes.
São inúmeras as ações que chamam a atenção pela abrangência e custos, naturalmente não revelados, mas sabidamente na casa dos milhões de reais cada um deles.
Quase todos os maiores eventos culturais e esportivos brasileiros — ou internacionais com impacto interno na imagem — são objetos de cada vez mais investimento por parte sobretudo das montadoras.
Os dois principais festivais de música do País, não por coincidência, têm duas marcas de carros e comerciais leves dentre os maiores patrocinadores. Curiosamente, também as que mais vendem.
A Fiat, líder há cinco anos, ostentou seus produtos e logotipo no Lollapalooza de 2025 e repetirá a dose este ano no evento que será realizado em março, em São Paulo. Do acordo, faz parte o lançamento de versão “Lollapalooza” do SUV Pulse, limitada a 550 unidades, número que faz alusão aos 50 anos da marca no Brasil, a serem completados em julho.

Sua competidora direta em quase todos os segmentos e a montadora com a segunda maior penetração desde 2023, a Volkswagen, fechou contrato de patrocínio do Rock in Rio pela segunda edição consecutiva e pela sexta vez.
O festival será realizado em setembro, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, e servirá de palco para exibição de atuais e novos produtos da marca. “[A parceria] reforça nosso compromisso de colocar a Volkswagen sempre onde as grandes histórias acontecem”, afirma Livia Kinoshita, diretora de Marketing da montadora.
A empresa alemã também tem alocado verbas vultosas para estar presente no festival The Town, com em 2023 e 2025, também em São Paulo, e no circuito de festas do universo sertanejo, como a Festa de Peão de Barretos, a maior delas e que, em 2025, serviu de vitrine para a apresentação de série especial da picape Amarok.
Antes da Volkswagen, a RAM, também pertencente à Stellantis, como a Fiat, era a marca oficial de Barretos. Por três anos consecutivos, fez do evento plataforma para apresentação de suas gigantescas picapes importadas e também da primeira nacional, a Rampage, em 2023.
Na semana que vem será a vez da novata Omoda & Jaecoo entrar nesse seleto grupo de patrocinadoras de grandes eventos culturais. E em grande estilo, na mais popular festa brasileira. O Jaecco 7, SUV híbrido plug-in, será o carro oficial do Carnaval do Rio de Janeiro.

Segundo Roger Corassa, vice-presidente executivo da montadora, que iniciou produção aqui há apenas seis meses, o patrocínio de eventos do gênero tem uma clara mensagem: “Mostrar que estamos aqui para crescer de forma consistente e sustentável”.
Além do desfile da Marques de Sapucaí, a marca chinesa também estará presente no Carnaval de São Paulo, com espaço dedicado a convidados e múltiplas ações no Sambódromo do Anhembi.
“Nosso crescimento no Brasil segue a mesma lógica que aplicamos com sucesso na Europa: construção de marca, proximidade com o público e investimentos estruturais. Estamos em momento de consolidação e aceleração”, reforça Corassa.
LEIA MAIS
→ Mercado de veículos: 2026 começa com modesto crescimento de 1,4%.
Em eventos musicais e festas populares, Stellantis — que também expõe a marca Jeep no bloco Galo da Madrugada, em Recife, PE — e Volkswagen estão à frente, assim como nos licenciamentos de automóveis e comerciais leves, no esporte a Hyundai tem participação destacada, aqui e no mundo.
A coreana acaba de acertar com a CBF, Confederação Brasileira de Futebol, o patrocínio para todas as competições de futebol feminino pelos próximos três anos. Nos últimos cinco anos o número de fãs da modalidade cresceu mais de 50%, e audiência das transmissões registrou saltos nesse período.
O nome Hyundai será exibido nos estádios, áreas de entrevistas, redes sociais e ativações de relacionamento.É projeto muito semelhante aos desenvolvidos pela montadora na Copa Conmebol Libertadores de futebol masculino há vários anos, assim como na Copa do Mundo Fifa, maior evento esportivo do mundo e que terá a próxima edição a partir de junho, na América do Norte.

Curiosamente, o patrocínio do futebol Hyundai às competições femininas da CBF foi anunciado dias depois de a Volkswagen ser nomeada patrocinadora oficial da entidade e das Seleções Brasileiras de Futebol — masculina e feminina — em 2026 e 2027.
O anúncio mereceu solenidade da sede da confederação, no Rio de Janeiro, da qual participaram Carlos Ancelotti, técnico da seleção que participará da Copa do Mundo deste ano, e Ciro Possobom, presidente da operação brasileira da montadora, que antecipou o lançamento de edição especial de um de seus automóveis e até mesmo o resgate da cor amarelo canário, utilizada na década de 70.
A também recém-chegada BYD já dá seus primeiros passos nessa disputa local por visibilidade atrelada ao esporte. Esta semana a montadora chinesa, que começou a fabricar seus veículos na Bahia no segundo semestre, fechou contrato de patrocínio com o Corinthians. Após algumas parcerias pontuais, estampará sua marca na camiseta do clube que tem a segunda maior torcida do Brasil pelo menos até o fim deste ano.

Ter presença em times e campeonatos do esporte mais popular no mundo faz parte da estratégia mundial da montadora, que ambiciona constituir uma marca forte globalmente para estar entre as maiores até o fim desta década e liderar vários mercados — Brasil inclusive, como tem seguidamente afirmado.
A BYD já patrocinou a Uefa Euro 2024, mais importante torneio de seleções da Europa, e esta acertou parceria com o milionário clube inglês Manchester City. Além de expor seu nome em uniformes e no estádio do clube, a montadora fornecerá veículos das marcas BYD e Denza e infraestrutura de recarga no centro de treinamento do clube, dentre outras ações conjuntas.
Fonte: AutoIndústria – Fotos: Divulgação




































