Mobil lança livro e exposição sobre “Mecânicos do Brasil”

Na próxima terça-feira (15), a marca de lubrificantes Mobil fará evento de lançamento do livro "Mecânicos do Brasil". O projeto de valorização dos profissionais terá ainda exposições itinerantes no Senai do Ipiranga e estações do metrô
Mobil lança livro e exposição sobre “Mecânicos do Brasil”

A marca de lubrificantes Mobil™ lançará amanhã, dia 15, na FIESP, o livro Mecânicos do Brasil. O projeto é patrocinado 100% pela marca Mobil™, viabilizado pela Lei  de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, e conta com a realização da Barro de Chão Produtora e apoio do Sindirepa SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo). A obra conta histórias incríveis de profissionais de todo o Brasil. Foram mais de 70 mecânicos entrevistados nas cinco regiões do país. Além dos personagens, o livro apresenta documentos históricos e inéditos sobre a evolução da profissão, desde as primeiras oficinas até a tecnologia atual.

O lançamento será acompanhado de uma homenagem aos profissionais da área e contará com a presença de executivos da Moove – empresa responsável pela fabricação e comercialização dos produtos Mobil™ no Brasil – imprensa, distribuidores e clientes, personagens do livro, membros do Sindirepa e Senai, influenciadores, embaixadores e parceiros da marca.

A marca Mobil™ chegou ao país em 1913, e participou não só do desenvolvimento do automóvel, mas também no apoio e patrocínio das estradas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento logístico e econômico do país. Desde então, caminha lado a lado com os mecânicos Brasileiros.

Exposições itinerantes em São Paulo

Além do lançamento do livro “Mecânicos do Brasil”, a partir do próximo dia 16, exposições itinerantes vão percorrer vários locais da cidade de São Paulo apresentando os materiais coletados para o projeto. São fotografias, registros históricos, material audiovisual e textos reflexivos e conceituais, que estarão disponíveis para quem quiser conhecer um pouco mais sobre os mecânicos e o desenvolvimento da profissão no Brasil.  

O Senai do Ipiranga é o primeiro local a receber a exposição que vai de 16 de março até 16 de junho.

Já na sexta-feira, dia 18, a exposição estará na Estação São Paulo Morumbi do metrô. De lá, em abril, os materiais estarão expostos na estação Oscar Freire. Em seguida, no mês de maio, na estação Campo Belo. Depois, no mês de junho, é a vez da Estação AACD-Servidor receber a exposição. 

Sobre a marca de lubrificantes Mobil™

 Os lubrificantes Mobil™ estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. Seja levando astronautas para o espaço, movimentando todos os setores industriais, movendo as colheitas de terras agrícolas, fretes terrestres, aéreos e marítimos, movimentando carros, motos e caminhões. Acima de tudo, movimentando pessoas. Por isso, a marca está em constante movimento junto aos seus consumidores, contribuindo com a evolução de suas trajetórias, rumo à novas conquistas. Afinal, se tem movimento, tem Mobil™.

Sobre a Moove 

Com origem brasileira e atuação internacional, a Moove é uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil. Com presença na América do Sul, Europa e Estados Unidos. Parte do Grupo Cosan, a companhia, por meio de seus produtos e serviços, movimenta diversos segmentos como o automotivo, agrícola, aéreo, naval e industrial.

FICHA TÉCNICA – PROJETO MECÂNICOS DO BRASIL

Idealização e realização

Barro de Chão Editora e Produções Ltda.

Direção geral – Mauro Rossi, Mirelle Hampel, Pedro Villa

Produção executiva –Mirelle Hampel, Mauro Rossi

Patrocínio – MobilTM

Equipe Moove – Filipe Affonso, Mara Pezzotti, Roberta Maia, Marília Goldschmidt, Marina Teixeira, Ricardo Franceschi, Michele Carriel, Gabriela Marques

Agradecimento especial – Marcelo Martins

Apoio – Camila Maluf, Antonio Carlos Fiola, Fábio Moraes, Luiz Sergio Alvarenga

Apoio institucional –Sindirepa Brasil, Senai Ipiranga, Pirelli, Ford, Biblioteca Nacional da França

Texto – Victor Melo, Lívia Santana

Projeto editorial – Barro de Chão

Tradução – Sabrina Gledhill

Revisão de texto –Patrícia Calazans

Fotografia – Julian Alhadef, Aramaca, Pedro Villa, Mauro Rossi

Ilustração – Zozi Mendes

Curadoria – Mauro Rossi

Audiovisual – Julian Alhadef

Web design – Lucas Hampel Meireles

Trilha sonora – Yacoce Simões

Tratamento de imagens Julian Alhadef

Pesquisa – Victor Melo, Lívia Santana, Carolina Vilanova, Zozi Mendes, Celene Sousa, Julian Alhadef, Mauro Rossi, Pedro Villa, Marcelo Godinho, Camila Maluf, Mirelle Hampel

Relações internacionais Monique Rossi, Julien Sappa

Assessoria técnica para lei de incentivos – Luli Hunt

Prestação de contas Cidadania Corporativa Arte e Cultura

Gestão de patrocínio –Luís Felipe Campos

Assessoria contábil – José Carlos Silva

Assessoria jurídica – MMC & Zarif Advogados, Escritório de Advocacia Antônio José Marques Neto, Renato Facciolla Advogados Associados

Informações
Mosaike
Jamila Araujo

jamila.araujo@mosaike.com.br
(11) 98279-2476

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO