“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Mobensani investe na qualificação da fábrica de Guarulhos

29/08/2024

Simone de Azevedo, sócia e diretora comercial da Mobensani

Fabricante de metal-borracha para o mercado de reposição automatiza processos para melhorar a eficiência da produção e reduzir desperdícios

Por Gustavo Queiroz

Fundada em 1966, a Mobensani Borrachas Automotivas se especializou na produção de metal-borracha, sendo hoje a responsável pelo maior portfólio do segmento de reposição e pós-vendas. Instalada em Guarulhos, na Grande São Paulo, sua fábrica possui 32.000 m², de onde saem mais de 2 milhões de peças todos os meses, que somam mais de 30 milhões de unidades anualmente para abastecer tanto o mercado nacional como também atende as exportações. Os itens são comercializados em kits ou individualmente.

Fábrica da Mobensani
A fábrica da Mobensani em Guarulhos contempla as áreas de produção e de armazenagem integradas.
Produtos Mobensani
Produtos Mobensani

Os produtos da fabricante atendem aos segmentos da linha leve até os veículos comerciais leves, como vans e VUC. “A Mobensani atende mais de 1.700 modelos de veículos nacionais e importados, inclusive veículos que já estão fora de linha há algumas décadas”, explica Simone de Azevedo, sócia e diretora comercial da Mobensani.

Simulador de vibração e durabilidade
Simulador de vibração e
durabilidade: O equipamento
possui a função de simular a
resistência e durabilidade dos
produto. Ele reproduz as
condições do mundo real
“estradas”, expondo as peças a
diferentes níveis de vibração
para analisar o desempenho e
durabilidade em ambientes simulados

Enquanto o mercado nacional absorve 93% da produção total da Mobensani, as exportações respondem por 7% dos negócios da marca. “A Mobensani atualmente trabalha focada no mercado da América Latina com destaque para países como Argentina e Uruguai”, conta Simone.

Neste ano, a empresa reforçou os investimentos na melhoria de seus processos produtivos. “No primeiro semestre de 2024, já investimos quase R$ 3 milhões na modernização da fábrica, incluindo a automação dos processos de pintura de adesivo, injeção de peças e controle de qualidade da borracha (matéria prima), bem como do produto acabado”, revela a executiva. “Nestes dois últimos temas, investimos em simulador de teste de vibração estática e dinâmica, com a simulação do comportamento da peça no veículo em diversas situações e período (tempo). Além dessa máquina, também contamos com equipamento universal de ensaios para testes das peças, um viscosímetro para o controle de qualidade e processo da borracha, além de um braço de medição com scanner acoplado para desenvolvimento de novos itens”, detalha.

Todavia, Simone de Azevedo destaca outras iniciativas que visam a qualificação da fábrica da Mobensani. “Para o processo produtivo compramos máquinas com tecnologia para fabricação de coxins hidráulicos, equipamentos automáticos de adesivação com câmera para inspeção de 100% das peças durante o processo e eliminação automática de peças fora do padrão. Automatizamos o processo de embalagem de kits de suspensão. Implementamos uma nova tecnologia de bloco frio na vulcanização (injetoras), com foco em redução do consumo de borracha no processo”, finaliza a executiva.

Fábrica da Mobensani
À esquerda: Máquina de pintura “carrossel” – O equipamento gera maior produtividade no processo de adesivação e melhor qualidade na aplicação do adesivo na superfície dos produtos, gerando assim melhor aderência do metal à borracha. | À direita: Máquina para pintura de tubos – O equipamento gera maior produtividade no processo de adesivação de tubos internos e maior qualidade na aplicação do adesivo, gerando assim melhor aderência do metal à borracha.
Fábrica da Mobensani
À esquerda: Viscosímetro para borracha – sua função é medir a viscosidade, que é a resistência interna do composto à deformação, durante o processo de cura. Isso fornece informações cruciais sobre a fluidez e a capacidade de processamento da borracha antes, durante e após a vulcanização. Garantindo assim a qualidade do produto. | À direita: Braço scanner para geração de modelos matemáticos. Desempenha a função de capturar com precisão 3d, a geometria dos componentes automotivos, para agilizar e otimizar o desenvolvimento do produto, fornecendo dados detalhados para analises e prototipagem.

Fonte: Frota&Cia

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?