Fabricante de metal-borracha para o mercado de reposição automatiza processos para melhorar a eficiência da produção e reduzir desperdícios
Por Gustavo Queiroz
Fundada em 1966, a Mobensani Borrachas Automotivas se especializou na produção de metal-borracha, sendo hoje a responsável pelo maior portfólio do segmento de reposição e pós-vendas. Instalada em Guarulhos, na Grande São Paulo, sua fábrica possui 32.000 m², de onde saem mais de 2 milhões de peças todos os meses, que somam mais de 30 milhões de unidades anualmente para abastecer tanto o mercado nacional como também atende as exportações. Os itens são comercializados em kits ou individualmente.
Os produtos da fabricante atendem aos segmentos da linha leve até os veículos comerciais leves, como vans e VUC. “A Mobensani atende mais de 1.700 modelos de veículos nacionais e importados, inclusive veículos que já estão fora de linha há algumas décadas”, explica Simone de Azevedo, sócia e diretora comercial da Mobensani.
Enquanto o mercado nacional absorve 93% da produção total da Mobensani, as exportações respondem por 7% dos negócios da marca. “A Mobensani atualmente trabalha focada no mercado da América Latina com destaque para países como Argentina e Uruguai”, conta Simone.
Neste ano, a empresa reforçou os investimentos na melhoria de seus processos produtivos. “No primeiro semestre de 2024, já investimos quase R$ 3 milhões na modernização da fábrica, incluindo a automação dos processos de pintura de adesivo, injeção de peças e controle de qualidade da borracha (matéria prima), bem como do produto acabado”, revela a executiva. “Nestes dois últimos temas, investimos em simulador de teste de vibração estática e dinâmica, com a simulação do comportamento da peça no veículo em diversas situações e período (tempo). Além dessa máquina, também contamos com equipamento universal de ensaios para testes das peças, um viscosímetro para o controle de qualidade e processo da borracha, além de um braço de medição com scanner acoplado para desenvolvimento de novos itens”, detalha.
Todavia, Simone de Azevedo destaca outras iniciativas que visam a qualificação da fábrica da Mobensani. “Para o processo produtivo compramos máquinas com tecnologia para fabricação de coxins hidráulicos, equipamentos automáticos de adesivação com câmera para inspeção de 100% das peças durante o processo e eliminação automática de peças fora do padrão. Automatizamos o processo de embalagem de kits de suspensão. Implementamos uma nova tecnologia de bloco frio na vulcanização (injetoras), com foco em redução do consumo de borracha no processo”, finaliza a executiva.
Fonte: Frota&Cia