A Mini faz uma homenagem mais que justa à mulher que levou a marca a vencer um então inédito rali internacional. A marca acaba de apresentar no Brasil o John Cooper Works Pat Moss, que celebra os 60 anos da vitória da pilota britânica, a primeira da montadora na categoria automobilística.
A série é limitada a 800 unidades, das quais 15 serão destinadas ao Brasil. A pré-venda já foi iniciada e os modelos chegam às concessionárias em setembro pelo preço de R$ 318.390, cada.
Edição da Mini celebra pilota pentacampeã
Importado de Oxford, na Inglaterra, o John Cooper Works Pat Moss Edition chegará em padrão de carroceria em duas tonalidades, com a cor preto Midnight e teto tricolor, com tons de preto, cinza e vermelho. A edição ainda traz faixa branca sobre o capô, que remete ao design do Mini original de competição pilotado por Pat.
Tem também autógrafo da pilota (falecida em 2008) no parachoque dianteiro e no volante. Além disso, a série especial recebe emblemas nas laterais e soleiras. Na cabine, detalhes diferenciados no quadro de instrumentos e na direção.
O motor é o 2.0 turbo quatro-cilindros já conhecido da linha esportiva JCW. Com câmbio automático de oito marchas, gera 231 cv de potência e torque de 33 kgfm. Segundo a Mini, o modelo faz o 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.
Um pouco da história de Pat Moss
Nascida em 1934, em Thames Ditton, no Reino Unido, Patricia Ann Moss-Carlsson é considerada uma das maiores pilotas da história do automobilismo. Irmã de Stirling Moss, conhecido dos grids da F1 da década de 1950, Pat foi cinco vezes campeã europeia de rali feminino.
A edição limitada do John Cooper Works é uma homenagem à histórica vitória de Pat no Tulip Rally (com circuito entre a Holanda e a Riviera Francesa) de 1962. Foi a primeira vitória de uma mulher na prova, e a primeira vitória da marca em ralis, em uma competição que até então era dominada por veículos maiores e por homens.
Fonte: Automotive Business