“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

MINI Concept Aceman apresenta aparência de futuro modelo da marca

28/07/2022

A nova família MINI está tomando forma. Com a estreia mundial do MINI Concept Aceman, a marca britânica apresenta, pela primeira vez, uma nova linguagem de design e muitas inovações tecnológicas que moldarão as futuras gerações de modelos da marca. O estudo de um primeiro modelo crossover da MINI para o segmento premium de veículos compactos reúne características que delineiam o prazer de dirigir típico da marca no futuro: de um funcionamento puramente elétrico a uma linguagem de design clara e simples, além de um conceito de material que não usa elementos de couro ou cromo, bem como uma nova experiência digital em seu interior.

“O MINI Concept Aceman oferece o vislumbre de um veículo completamente novo, preenchendo o espaço entre o MINI Cooper e o MINI Countryman no futuro da família de modelos”, diz Stefanie Wurst, Head da MINI. “Este carro-conceito reflete como a MINI se reinventa para seu futuro totalmente elétrico e o que a marca representa: um go-kart feeling eletrificado, uma experiência digital imersiva e um forte foco em uma pegada ambiental mínima”.

O início de uma nova era de design MINI

“A linguagem de design do MINI Concept Aceman anuncia o início de uma nova era de design para a MINI”, explica Adrian van Hooydonk, Head de Design do BMW Group. As características de design típicas da marca MINI sempre foram inconfundíveis, continua Hooydonk. “Estamos voltando a elas agora, mas ao mesmo tempo combinando-as consistentemente com tecnologia inovadora. Com essa abordagem, estamos reconstruindo os ícones de design da MINI, com todos os seus pontos fortes analógicos, para o futuro digital”.

O princípio por trás da “Simplicidade Carismática” mostra o essencial, dando ainda mais ênfase aos recursos de design característicos da MINI. Os elementos-chave aqui são a impressionante frente do veículo com um elemento octogonal da grade do radiador fechado e iluminado, superfícies generosas do chassi estruturadas por bordas afiadas, uma silhueta atlética e uma traseira poderosa com luzes dispostas verticalmente.

A carroceria do MINI Concept Aceman vem na cor Icy Sunglow Green, um tom turquesa brilhante. O tradicional British Racing Green metálico é usado como cor de contraste para o teto. Para combinar, o contorno na borda inferior da carroceria tem acabamento em tom verde escuro. Detalhes em azul e rosa-laranja enfatizam o caráter animado deste veículo.

Modelo crossover com uso criativo do espaço

O MINI Concept Aceman tem quatro portas e uma grande tampa do porta-malas com assentos internos para cinco pessoas. O estudo também tem as proporções que você esperaria da marca com um comprimento exterior de 4,05 metros, uma largura de 1,99 metros e uma altura de 1,59 metros, tudo em uma forma altamente contemporânea.

A carroceria ampla, os arcos das rodas fortemente contornados, as rodas de 20 polegadas, um impressionante rack de teto e os painéis dianteiros e traseiros com estilo de proteção inferior enfatizam as características sólidas e completas de um modelo crossover para diversão na condução urbana.

“O conceito de veículo puramente elétrico significa que o design pode ser voltado mais para os valores básicos tradicionais da MINI, em termos do princípio de usar o espaço de forma criativa”, diz Oliver Heilmer, Head de Design da MINI. “Isso cria modelos que ocupam pouco espaço na rua, oferecendo ainda mais conforto, mais versatilidade e mais emoção do que nunca no interior”.

Digitalização avançada e elementos tradicionais no interior

O interior do MINI Concept Aceman também é dominado por um design reduzido com contornos claros e detalhes cuidadosamente executados. O painel, como um elemento de design plano no estilo de um soundbar, se estende por toda a largura do interior e forma o palco ideal para o instrumento central, que pela primeira vez é projetado como um display OLED inteiramente redondo.

Além disso, o interior é moldado por painéis de porta minimalistas, um console central de uso flexível que alcança a parte traseira e contrastes de cores atraentes. Os bancos do MINI Concept Aceman apresentam uma geometria discreta com apoios de cabeça integrados. As superfícies dos assentos têm uma aparência tridimensional obtida por uma combinação de malha plana têxtil, acabamento aveludado e tecido de waffle, um padrão houndstooth e gráficos X e O bordados. As superfícies são feitas de materiais sustentáveis têxteis em vez de couro. Assim como o exterior, o interior é completamente livre de elementos cromados.

Uma experiência de usuário holística com novos modos de experiência

A conexão emocional entre o MINI Concept Aceman e seus usuários é fortalecida por um conceito operacional digital contínuo e uma experiência holística que consiste em luz, movimento, interação e som. Mesmo quando o usuário se aproxima do veículo, — o Mini Companion –, uma animação baseada em sensores, oferece um cenário de boas-vindas composto por efeitos de luz e som, que continua no espaço interno após a abertura das portas.

A interface do usuário no instrumento central também apresenta um display gráfico completamente novo, um layout moderno com design atraente. O sistema de exibição e controle no veículo de produção será baseado na última geração do sistema operacional MINI, que pela primeira vez é construído em uma pilha de software Android Open Source Project (AOSP).

A área de exibição que se estende além da interface central é outro destaque. As projeções de imagens em movimento podem transferir o conteúdo do sistema de controle para todo o painel, criando uma experiência digital única que se estende até os painéis das portas.

Clique aqui para mais informações sobre a MINI do Brasil.

Acompanhe a MINI do Brasil nas redes sociais:

Instagram (@minibrasil)

Facebook(@MINI.Brasil)

Youtube(@MINIBrasil)

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante de automóveis e motocicletas premium do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2021, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 194.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2021 foi de 16,1 bilhões de euros em receitas no valor de 111,2 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2021, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 118.909 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.

Comunicação Corporativa BMW Group Brasil
João Veloso Jr. — joao.veloso@bmw.com.br
Paula Cichini — paula.cichini@bmw.com.br

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil
JeffreyGroup — grupobmw@jeffreygroup.com
Fabio Perrotta Jr. — fperrotta@jeffreygroup.com
(21) 9.9997-9113
Fernanda Alencar — falencar@jeffreygroup.com 
(11) 9.8723-9590

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?