Mais uma empresa ligada ao setor automotivo deixa de produzir em Guarulhos (SP). Desta vez foi a Michelin, que encerra produção de câmaras de ar para motos e bicicletas, além de pneus industriais.
Por meio de comunicado, divulgado na quinta-feira, 26, a empresa informou que o fechamento da unidade se dará de forma gradual até dezembro. A empresa segue com fábricas no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Amazonas e também em São Paulo.
A empresa tomou a decisão alegando forte concorrência com produtos importados de origem asiática no mercado brasileiro. A fábrica opera com um quadro formado por 350 funcionários.
Esta fábrica da Michelin era uma das mais antigas instaladas no município da grande São Paulo. Em 2016, a multinacional francesa a comprou da Levorin, que produzia ali pneus há mais de 70 anos.
Fábrica era uma das mais antigas da cidade
Ainda que a empresa tenha construído uma unidade mais moderna no Amazonas, para atender às demanda do Polo Industrial de Manaus (PIM), a unidade de Guarulhos era considerada estratégica porque estava mais perto do maior mercado nacional de pneus de motos.
Com o fim da fábrica, Guarulhos se desvincula cada vez mais da imagem de polo industrial automotivo. SKF, Dyna, Borlem, Siemens VDO e Randon são alguns dos nomes de peso que mudaram sua produção para outras cidades do país nos últimos anos.