Meritor Brasil alcança mais uma meta de sustentabilidade

Líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain celebra reciclagem e/ou reuso de 100% dos resíduos comuns e de todo processo produtivo
Meritor Brasil alcança mais uma meta de sustentabilidade

A Meritor Brasil cumpre mais uma meta de sustentabilidade com sucesso. A líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain aderiu ao programa aterro zero e passou a realizar o descarte de 100% de seus resíduos industriais e sanitários de forma controlada, eliminando a disposição em aterros sanitários. Atualmente 100% dos resíduos comuns e de todo seu processo produtivo são reciclados e/ ou reutilizados.

As ações da Meritor, conduzida por equipe dedicada, reforçam o compromisso da companhia com o meio ambiente e apresentam impactos significativos após a adesão de soluções tecnológicas e adequadas. O cavaco, o resíduo mais produzido no processo de manufatura da principal unidade fabril da Meritor, localizada em Osasco (SP), é gerado por meio de diversos processos de usinagem de peças.

Segundo Rafael Silveira, analista Ambiental da Meritor Brasil, “65% dos resíduos gerados são oriundos do cavaco e, nos últimos quatro meses, mais de 1500 toneladas foram geradas, destinadas e reinseridas na cadeia produtiva por meio da reciclagem. Estão sendo transformados em vergalhões que serão futuramente utilizados no setor de construção civil”. 

O analista ainda explica que a Meritor promove o controle total de todo o processo de destinação de resíduos por meio de rastreamento e certificação. Além do cavaco, todos os demais resíduos são destinados para reciclagem ou reutilizados, de acordo com o material descartado. Também são subdivididos em resíduos perigosos e os não perigosos, como papel, papelão, plástico, metal, destinados para reciclagem há anos. 

Os resíduos perigosos, a exemplo das borras que tiveram contato com produtos químicos, são tratados por processos certificados como o coprocessamento: faz o reuso do material descartado para gerar energia para outros sistemas. Há ainda todo o tratamento de efluente realizado dentro da própria planta, onde é readequado para distribuição na rede pública de esgoto, separando o material particulado (denominado torta de filtro prensa), também destinado para coprocessamento.

A política ambiental da Meritor Brasil prevê o desenvolvimento contínuo das melhores práticas no setor, em atendimento às legislações vigentes no País e atreladas aos ganhos ambientais, afirmadas por meio da certificação ISO 1400.

Meritor América do Sul, principal fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais na América do Sul, tem suas operações centralizada no Brasil, com instalações em Osasco (SP), onde produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. A Meritor participa do Consórcio Modular e do Parque de Fornecedores da VWCO, em Resende (RJ). A operação brasileira, que comemorou em 2016 seus 60 anos, conta com centro de engenharia, responsável pelo desenvolvimento de produtos, fornece componentes para o mercado de reposição e mantém no País a joint venture com a Randon, a Freios Master.

Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: +55 11 3849-8633
textofinal@textofinal.com
Juliana Sih

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO