“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Mercedes-Benz renova furgões Sprinter com motor de automóvel premium

23/03/2022

Antes de ser adaptado, motor OM654 havia integrado os automóveis Mercedes-Benz Classe C, Classe E e GLC

A Mercedes-Benz apresentou na terça-feira, 22, a nova geração da sua linha de veículos comerciais Sprinter, nas versões furgão e chassis cabine. A principal novidade está no motor diesel que foi desenvolvido a partir de um propulsor utilizado pela montadora em automóveis na Europa.

O OM654, nomenclatura utilizada pela empresa para se referir ao propulsor, está no mercado desde 2016 e, em 2020, passou por modificações para ser aplicado nos veículos comerciais da companhia no mercado europeu e, agora, na América do Sul.

O conjunto, que será oferecido nas versões 150 e 163 cavalos, é o elemento chave desta linha renovada de vans Mercedes-Benz. Por meio dele a companhia conseguiu enquadrar os veículos dentro das normas de emissões Proconve L7, que abrange todos os veículos leves e está em vigor desde 1º de janeiro.

Veículos da linha Street 2023 são equipados com câmbio manual ZF de seis marchas

De acordo com Denis Paes, engenheiro de marketing de produto, a versão anterior da Sprinter já utilizava sistema com Arla (elemento químico a base de ureia) para reduzir as emissões. Nesta nova geração, porém, foi acrescentado sistema EGR, de recirculação de gases, para reduzir as emissões de impurezas.

A nova motorização também promete redução de 6% do consumo de combustível em trechos urbanos, e 11% em trechos rodoviários, na comparação com o motor que equipava a família anterior da Sprinter. 

“A redução do consumo ainda é algo muito requisitado pelos frotistas por ser um fator que influencia diretamente na operação deles”, disse Aline Rapassi, gerente de marketing de produto.

A nova Sprinter, que foi batizada como Street em sua geração 2023, é equipada com câmbio ZF de seis marchas em todas as suas versões, que também trazem de série direção elétrica, freio hidráulico a disco, controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de frenagem e partida em rampa.

O que não há em todas as versões é o sistema multimídia MBUX, que é item de série apenas nas versões mais altas da gama, no caso, as equipadas com os pacotes Hi-Tech e o Motorhome.

Aline Raspassi, da Mercedes-Benz: consumo de combustível é fator estratégico para os frotistas

Mercado crescente em 2022

A Mercedes-Benz afirmou que detém fatia de 29,8% do mercado de carga com furgões e veículos do tipo chassi-cabine. A expectativa para este ano é aumentar em 10% as vendas no segmento que teve seus números alavancados pelas demandas do e-commerce nos últimos anos.

“Imaginamos que o mercado [de e-commerce] seguirá crescendo, mas não na velocidade dos últimos dois anos. Ainda há muito espaço para crescer, muitas lojas vão migrar suas operações para o universo online”, contou Aline Rapassi.

A expectativa de vendas para o ano, segundo as projeções da MB, indica um mix formado em 35% por modelos de vans de passageiros, 20% por modelos chassi cabine e 45% por furgões, ainda na linha de que as entregas urbanas vão gerar mais demanda pelos veículos Sprinter.

A nova linha Sprinter Street chegará às concessionárias no final de abril. A versão do tipo furgão parte de R$ 249 mil, enquanto a tabela da versão chassi cabine mostra R$ 239,6 mil. Todos os modelos são importados da Argentina, onde a Mercedes-Benz mantém a produção dos veículos tipo large vans.

Fonte: Automotive Business

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