A Mercedes-Benz aproveita a Agrishow para mostrar o protótipo de um novo caminhão autônomo. A fabricante exibe no evento um Arocs 10×4 mais moderno do que o Axor 3131 vendido atualmente.
Além de trazer novas tecnologias e capacidade de carga de 30 toneladas, o veículo pode ser utilizado na aplicação de calcário, gesso e compostos orgânicos. Para tanto, ele possui um sistema de abafador que permite seu uso mesmo em dias com ventos fortes.
Segundo a Mercedes, a nova máquina é resultado de “dois anos de incursões realizadas pela Grunner na região produtora de grãos do sudoeste goiano e no Mato Grosso, contando com a participação de clientes que apontaram suas principais necessidades no dia a dia do campo”.
“Estamos falando de um equipamento com menor consumo de diesel e menos paradas para abastecimento, o que representa uma grande vantagem na comparação com os produtos convencionais já existentes no mercado”, disse Denis Arroyo, CEO da Grunner.
Frota expressiva de autônomos em circulação
Enquanto o protótipo não se torna realidade, a Mercedes-Benz segue oferecendo o Axor 3131 com nível 3 de autonomia nas versões 8×4 e 6×4.
“Em comparação com os tratores, o uso do Axor 3131 com direção autônoma na colheita de cana assegura 40% de redução no consumo de combustível, 40% a menos no consumo de lubrificantes e 30% a menos no custo de reparo e manutenção. Além disso, ele tem uma velocidade de deslocamento 50% maior, além de maior velocidade média de operação, menor tempo e maior agilidade nas manobras, mais conforto para o motorista, mais eficiência em estradas irregulares, com maior estabilidade e menor impacto ambiental pelo menor consumo de combustível”, afirmou Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Lançado há menos de três anos, o Axor autônomo terá sua presença fortalecida neste ano.
“Ainda em 2023, iremos superar o marco de 1.000 unidades em operação no Brasil, principalmente no transbordo da colheita da cana, além de outras atividades nas áreas de plantio”, concluiu Leoncini.
Fonte: Automotive Business