Fabricada na Alemanha, eSprinter será vendida em versões para carga e passageiros
Por Vitor Matsubara
A Mercedes-Benz Cars & Vans prepara a estreia da Sprinter elétrica no Brasil. A gama de vans contempla as variações de carroceria para levar passageiros ou carga, com preços a partir de R$ 482.900.
“Esse veículo é um sucesso absoluto e provou seu valor na Europa e em vários outros mercados. É o momento perfeito para trazê-lo ao Brasil”, disse Ronald Koning, presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
Marca alemã aposta em crescimento do mercado
Fábio F. Silva, diretor de vendas de vans da Mercedes, aposta em uma procura crescente pelos furgões elétricos.
“Acreditamos que haverá uma migração para o elétrico e, nesse momento inicial, locadoras e empresas serão os principais clientes. Temos relatos de que determinadas operações, como em aeroportos, são bastante atraentes para um veículo elétrico”, disse.
Van terá duas opções de bateria
A eSprinter é fabricada na Alemanha, de onde vem com motor elétrico de 200 cv e 41,1 kgfm de torque instantâneo, além de tração traseira.
A van será trazida com duas opções de bateria de lítio-ferro fosfato, com 81 kWh e 113 kWh.
O modelo oferece três modos de condução que priorizam a autonomia ou o desempenho. Cada um deles modifica potência, torque, respostas à aceleração e atuação do sistema de ar-condicionado.
Há quatro modos de regeneração de energia que controlam a atuação do sistema capaz de armazenar a energia de frenagens e desacelerações.
A eSprinter pode ser recarregada em estações do tipo 2, com opções de carregamento AC de até 11 kW e DC de até 50 kW.
eSprinter tem diversidade de versões
A Mercedes-Benz decidiu oferecer uma ampla gama de versões e aplicações. Há opções de carroceria Truck, Furgão e Furgão Vidrado, inclusive com opção de PBT de 3,5 toneladas que permite condução com CNH do tipo B.
O eSprinter Furgão, por exemplo, será vendido nas versões de 3,5 e 4,25 toneladas e opções de bateria de 81 kWh e 113 kWh.
A Mercedes-Benz declara autonomia de 212 km a 478 km, ambos pelo ciclo WLTP (o PBEV não mede autonomia para veículos acima de 3,5 t). A capacidade de carga líquida é de até 1.160 kg.
Já a versão Furgão Vidrado, destinada ao transporte de passageiros, será ofertada com peso bruto total de 4,25 t e bateria de 113 kWh. A autonomia declarada é de 478 km e a capacidade de carga líquida é de 1.160 kg.
Sprinter elétrica tem equipamentos exclusivos
A eSprinter será a única variação da gama com itens exclusivos, como alerta de pontos cegos, sensor de pressão dos pneus, faróis de LED, assistente de manutenção em faixa de rolamento, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e banco do motorista com aquecimento.
Inicialmente, a novidade será vendida apenas em 14 pontos de venda nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.
A fabricante vai oferecer as quatro primeiras revisões gratuitas com limite de 160 mil quilômetros, além de dois anos de garantia para o veículo.
A Mercedes firmou uma parceria com a Weg, que vai disponibilizar quatro opções de carregadores com diferentes aplicações.
A garantia para a bateria é de oito anos ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.
Marca espera crescimento em vans a combustão
Com a linha Sprinter, a Mercedes-Benz deve fechar o ano com uma participacao de mercado de 33% no segmento de vans movidas a combustão.
“A expectativa é de ter um crescimento de 17% frente ao ano passado”, disse o executivo.
Fonte: Automotive Business