Novo Accelo será maior atração da marca alemã, que espera crescer 15% até o fim do ano
Por Vitor Matsubara
A Mercedes-Benz apresentou uma prévia das novidades que apresentará durante a Fenatran 2024. O evento acontecerá no São Paulo Expo, na capital paulista, entre os dias 4 e 8 de novembro.
A principal atração será o novo Accelo, um dos maiores sucessos da fabricante alemã. O caminhão acumula 100 mil unidades vendidas em 20 anos.
LEIA MAIS:
– Daimler seguirá investindo no diesel e na bateria, diz CEO
– Para cobrir vácuo no mercado, Mercedes amplia linha de caminhões extrapesados
Segundo a Mercedes, o design combina elementos de antigos modelos da marca, como o clássico 1113 (por meio da grade com formato oval), com os lançamentos mais recentes da empresa, como o eActros recém-apresentado na Alemanha.
O conjunto óptico tem desenho repaginado e LEDs em quase todas as luzes, com exceção dos indicadores de seta. Além de seguir na categoria de 14 toneladas com o 1417, o Accelo entra nas faixas de PBT de 11 e 9 toneladas com as versões 1117 e 917.
Na parte mecânica, a Mercedes promete melhoria de 3% no consumo de combustível com aprimoramentos no catalisador e outras modificações.
Mercedes faz melhorias na linha Actros
Na gama Actros, a novidade é o Actros Evolution. O caminhão mais sofisticado da marca ganhou melhorias como uma bateria de alta ciclagem, filtro coalescente, faróis de LED de série em toda a linha e alterações no motor OM 460, incluindo um novo compressor de ar e uma nova turbina.
Segundo a Mercedes, o Actros Evolution proporciona uma redução de até 33% nas paradas para manutenção.
Além disso, a suspensão metálica passa a vir nos modelos 2045, 2548 e 2553. Nas demais operações, o caminhão sai de fábrica com a suspensão pneumática.
A fabricante também terá importantes novidades nas demais categorias.
O Atego 1719 Full Air foi concebido para o transporte de cargas delicadas. É fruto do trabalho do centro de customização mantido pela Mercedes-Benz dentro de sua fábrica, em São Bernardo do Campo (SP).
No segmento de caminhões extrapesados off-road, a Mercedes-Benz lançará o Arocs 4051 8×4 madeireiro. Como o nome sugere, sua principal aplicação será no transporte de madeira.
Expectativa da Mercedes é crescer 15%
A fabricante aproveitou o evento para realizar um prognóstico positivo para o restante do ano.
“Apesar dos juros elevados, o cenário atual nos deixa muito otimistas. Temos a perspectiva de crescer 15% nas vendas até o fim do ano”, afirmou Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões da Mercedes-Benz.
Ferrarez justificou a projeção positiva pelo bom momento vivido pelo agronegócio e pela concessão de incentivos concedidos pelo governo para a compra de caminhões.
Fonte: Automotive Business