O mercado brasileiro de leves emplacou 226,4 mil unidades em novembro de 2025, queda de 8,8% m/m (248,1 mil em outubro) e recuo de 6,0% a/a frente a novembro de 2024 (240,9 mil). No acumulado do ano, o setor soma 2,28 milhões de licenciamentos, apenas 1,3% acima de 2024 (2,25 milhões) — um crescimento baixo, sem sinal de aceleração consistente.
Foram 19 dias úteis no mês (23 em outubro; 19 em nov/24). A média diária ficou em torno de 11,9 mil unidades, acima de outubro (~10,8 mil; +10,4% m/m), mas ainda bem abaixo de novembro do ano passado (~12,7 mil; -6,0% a/a). Na prática, o mercado “trabalhou” mais por dia do que em outubro, mas segue rodando abaixo do nível de 2024, reforçando um quadro de demanda que melhora na margem, porém sem retomada forte.
No acumulado de 2025, a média diária está em torno de 9,0 mil veículos, apenas 1,7% acima de 2024 (~8,9 mil). É um avanço discreto, insuficiente para falar em novo patamar estrutural.
Canais: venda direta segura o ano; varejo recua de novo
A venda direta voltou a ganhar espaço em novembro, com 51,7% de participação (out/25: 49,4%; nov/24: 51,8%).
Em volume, o mês fechou assim:
- Showroom (varejo): 109.332
- Venda direta: 117.053
- Showroom – variações:
- vs. out/25: -13,0%
- vs. nov/24: -5,8%
- YTD 2025 vs. 2024: -2,8% (1.203.480 vs. 1.237.773)
- Venda direta – variações:
- vs. out/25: -4,4%
- vs. nov/24: -6,2%
- YTD 2025 vs. 2024: +6,2% (1.073.683 vs. 1.010.734)
No acumulado do ano, a venda direta já responde por 47,2% do mercado (2024: 45,0%), um ganho de 2,2 p.p. que consolida um cenário em que quase metade dos emplacamentos depende de frotistas/locadoras.
O varejo segue em leve contração a/a, mesmo com alguma melhora na média diária frente a outubro. O quadro sugere um consumidor pessoa física mais seletivo, ainda pressionado por renda e crédito, enquanto a indústria sustenta volume via canais corporativos.
Montadoras: FIAT ainda lidera, mas VW e GM encostam; Toyota perde terreno
No ranking de participação de mercado em novembro/25, o Top 5 ficou assim:
- FIAT – 45.093 (19,9%)
- VW – 40.863 (18,1%)
- GM – 27.513 (12,2%)
- HYUNDAI – 19.970 (8,8%)
- RENAULT – 13.451 (5,9%)
Destaques de variação de participação m/m:
- Ganhos:
- GM: de 10,9% para 12,2% (+1,3 p.p.)
- VW: de 16,8% para 18,1% (+1,2 p.p.)
- RENAULT: de 4,8% para 5,9% (+1,1 p.p.)
- Quedas:
- TOYOTA: de 5,1% para 3,6% (-1,6 p.p.)
- HYUNDAI: de 9,7% para 8,8% (-0,9 p.p.)
- FIAT: de 20,4% para 19,9% (-0,5 p.p.)
A Fiat segue líder, mas com a distância encurtando para a VW. GM e Renault aproveitam melhor o mês, ganhando share em um mercado que encolheu. Do outro lado, a queda de Toyota é relevante e reduz a presença da marca na disputa direta, sugerindo ajustes de oferta ou priorização de outros canais/produtos.
Modelos: Strada isolada; ranking concentrado em compactos e SUVs
O Top 15 modelos de novembro/25 mostra um mercado ainda concentrado em picapes leves, hatches compactos e SUVs:
- MARCA MODELO EMPLACADOS %
- FIAT STRADA 13.019 5,75%
- VW TERA 9.772 4,32%
- GM ONIX 9.524 4,21%
- VW POLO 9.382 4,14%
- VW T-CROSS 9.021 3,98%
- FIAT ARGO 8.386 3,70%
- HYUNDAI CRETA 7.689 3,40%
- HYUNDAI HB20 7.640 3,37%
- RENAULT KWID 7.303 3,23%
- FIAT MOBI 7.188 3,18%
- GM ONIX PLUS 5.996 2,65%
- JEEP COMPASS 5.903 2,61%
- NISSAN KICKS 5.646 2,49%
- HONDA HR-V 4.963 2,19%
- VW SAVEIRO 4.794 2,12%
A Strada continua isolada na liderança, combinando uso misto (trabalho/uso pessoal) e forte presença em frotas. O restante do ranking reforça que o grosso do volume segue em segmentos sensíveis a preço e financiamento, mesmo com maior oferta de produtos mais caros (SUVs e eletrificados).
Geografia: Minas mantém folga sobre São Paulo
- Na divisão regional, o mês reforça a concentração do mercado em alguns polos:
- MG: 57.818 (23,5%)
- SP: 48.528 (21,4%)
- PR: 28.280 (12,5%)
- SC: 10.110 (4,5%)
- RS: 9.903 (4,4%)
Minas Gerais segue à frente, sustentada pelo peso de operações de locação/frota. São Paulo permanece como o segundo maior mercado, mas sem grande folga. O Sul (PR, SC, RS) fecha o mês com participação relevante, porém sem sinais de salto estrutural de volume. A expansão contínua relativamente concentrada em poucos estados.
Eletrificados: avanço forte a/a, mas novembro confirma volatilidade
- Os eletrificados (BEV, PHEV, MHEV, HEV) somaram 24.893 unidades em novembro/25, contra 26.765 em outubro e 16.977 em novembro/24.
- vs. outubro/25: -7,0% em volume
- vs. novembro/24: +46,6% em volume
O share de eletrificados no mês ficou perto de 11,0% do total (24.893 / 226.385), ligeiramente acima de outubro (~10,8%) e bem acima de novembro de 2024 (~7,0%). No acumulado de 2025, são 238,2 mil eletrificados, alta de cerca de 54,8% a/a, com participação próxima de 10,5% do total de leves (vs. ~6,8% em 2024).
Ou seja: o crescimento estrutural segue forte a/a, mas o mês em si foi mais fraco, com recuo de volume e apenas leve ganho de share — não há linha reta de expansão.
- Distribuição por powertrain – Novembro/25:
- BEV: 7.785 (31,3%)
- PHEV: 8.159 (32,8%)
- MHEV: 4.838 (19,4%)
- HEV: 4.111 (16,5%)
- Modelos líderes por tecnologia:
- BEV: BYD Dolphin Mini – 2.881 (37,0% dos BEV)
- PHEV: BYD Song Plus – 2.504 (30,7% dos PHEV)
- MHEV: FIAT Fastback – 1.756 (36,3% dos MHEV)
- HEV: TOYOTA Corolla Cross – 1.187 (28,9% dos HEV)
Marcas chinesas: participação em dois dígitos, mas ainda concentrada
As marcas chinesas responderam por 10,8% das vendas em novembro/25, ligeiramente acima dos 10,2% de outubro.
































