“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Mercado Livre tem alta de 33% na venda bruta no Brasil em 2024

Na América Latina, o grupo voltou a ter lucro maior no 4º trimestre

25/02/2025

Maior empresa de comércio eletrônico do país, o Mercado Livre registrou US$ 639 milhões em lucro líquido de outubro a dezembro, montante cerca de quatro vezes superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. A expansão ocorre após dois quartos trimestres consecutivos, em 2022 e 2023, em que esse lucro ficou estável em cerca de US$ 165 milhões.No acumulado de 2024, essa soma atingiu US$ 1,9 bilhão, quase o dobro dos US$ 987 milhões do ano anterior.

No Brasil, o grupo fechou o ano passado com expansão de 33,2% nas vendas totais transacionadas pela plataforma no Brasil frente a 2023, incluindo itens da empresa e de lojistas parceiros. O dado foi passado pela empresa ao Valor, e refere-se ao montante em reais. Trata-se de uma expansão em cima da alta de 29% em 2023, mas a companhia não informa o valor registrado no ano passado.

O Goldman Sachs já estimava, em cálculos feitos em janeiro, um montante de R$ 139,6 bilhões de vendas no Brasil em 2024, para uma projeção de avanço de 34%, logo, dentro do informado pelo grupo.Apenas no quarto trimestre, esse número, também chamado pelo mercado de “GMV”, sigla em inglês de volumes brutos de mercadorias, subiu 32% em moeda local.A quantidade de itens vendidas no país avançou 30% de outubro a dezembro. Segundo o vice-presidente de estratégia e relação com investidores da companhia, Leandro Cuccioli, apesar dos sinais no mercado, informados pelas empresas abertas nos últimos dias de desaceleração nas vendas em dezembro, o Mercado Livre disse que não foi afetado por esse movimento, e manteve bom ritmo de expansão nos três últimos meses do ano.

Além disso, o executivo afirma que, ao contrário do balanço do terceiro trimestre, quando a empresa foi afetada por provisões em crédito (que não foram estimadas mercado, além de efeitos de investimentos), neste quatro trimestre não houve esse impacto. Com isso, naquele momento, o lucro operacional veio 30% abaixo das projeções do consenso da agência “Bloomberg”. O lucro líquido veio 23% menor que as previsões.“Naquele momento, explicamos que havia ali razões para aquele resultado, em parte pelos investimentos voltados a longo prazo. Hoje, não tivemos esse impacto [no quarto trimestre], e na verdade Ebitda e lucro ficaram acima das projeções”, disse o executivo.

Mais números

Na América Latina, a companhia cresceu de forma mais acelerada em 2024, com avanço em vendas pela plataforma (do grupo e de lojistas) de 69% sobre 2023, para US$ 51,5 bilhões.

O GMV não se refere à receita líquida, esta registrada pela cobrança de comissão, oferta de serviços, como publicidade no site e “app” a parceiros, entre outros.Para esse número, no Brasil, a receita líquida alcançou US$ 11,4 bilhões em 2024, avanço de 46% frente a 2023.No quarto trimestre, a receita no país alcançou US$ 3,1 bilhões, frente a US$ 2,27 bilhões um ano antes. Apenas no on-line foi de US$ 1,3 bilhão para US$ 1,9 bilhão.

Fonte: Valor Econômico

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?