O mercado de veículos de novas tecnologias, a bateria e híbrida em especial, está preparado para crescer à medida que as condições econômicas melhorem nos grandes mercados e as inovações tecnológicas continuem a surgir e se aprimorar.
A afirmação é da empresa de análise de dados GlobalData, que em particular avalia que os negócios com VEBs, veículos elétricos a bateria, na Europa e na região Ásia-Pacífico devem ter robusta recuperação em 2025, após a estagnação no ano passado.
“A perspectiva positiva é apoiada pela queda das taxas de juros e pela introdução de ofertas de veículos mais competitivas. Espera-se que as políticas governamentais na China, incluindo a extensão da isenção fiscal de compra até 2027 para veículos de novas tecnologias, revigorem o mercado, com os BEVs preparados para desempenhar um papel dominante tanto no curto como no longo prazo”, pondera o analista Madhuchhanda Pali.
A GlobalData considera ainda como fator de impulsão para o segmento recentes atualizações de regulamentos que impõem limites mais rigorosos de emissões em alguns mercados.
“Por exemplo, a Índia planeja implementar os regulamentos da fase 3 da Economia Média Corporativa de Combustível (CAFE) em 2027 e da fase 4 em 2032. Estas limitações rigorosas de dióxido de carbono (CO2) da frota obrigarão as montadoras a melhorar os seus motores de combustão interna ou a aumentar as vendas de veículos elétricos de passageiros.”
LEIA MAIS
→ Com resultados negativos, Mercedes-Benz lançará mais carros a combustão até 2027
→ Nissan, Honda e Mitsubishi juntas no estudo da eletrificação futura
“Incentivos governamentais, tais como reduções fiscais e subsídios, desempenham um papel crucial no incentivo à adoção de VEs, como se pode ver nas histórias de sucesso da Noruega e da Dinamarca, ” lembra Pali.
Para os Estados Unidos, porém, o analista destaca que o dilema contínuo sobre a mudança de política pode criar condições complicadas e desfavoráveis para os fabricantes de automóveis nacionais e estabelecer o domínio do mercado para a Tesla.
“ O futuro dos híbridos e VEs parece brilhante, impulsionado por uma combinação de condições econômicas favoráveis, mudanças políticas estratégicas e avanços tecnológicos inovadores. À medida que a quota de mercado dos modelos a combustão interna diminui, o aumento dos NEV é uma prova da adaptabilidade da indústria a soluções de transporte sustentáveis”.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação