- Segmento digital ainda representa em torno de 7% do total vendido e tem muito espaço para avançar no Brasil
Por Caio Bednarski
As vendas de peças de reposição, no Brasil, movimentam cerca de R$ 100 bilhões por ano e quase todo este valor é movimentado por meio de lojas físicas, com baixo aproveitamento das plataformas digitais. Dados levantados pela autotech Compre Sua Peça, que desenvolve soluções de vendas online para o setor automotivo, apontam que apenas 6% ou 7% do total são gerados de forma digital.
Iago Átila, CEO da Compre Sua Peça, disse que este segmento ainda tem muito espaço para explorar vendas online, uma vez que cada veículo possui de 20 mil a 30 mil componentes e muitos revendedores ainda nem entraram no segmento digital — em muitos casos também não digitalizaram todo o seu estoque:
“Eu acredito que este mercado terá um forte avanço de 2030 a 2040, com potencial para chegar a 20% do total de peças de reposição que é vendido no País. Ainda assim teremos espaço para crescer e buscar a participação de 30%, quando poderemos considerar o nosso mercado maduro e complementando as vendas físicas de forma saudável”.
O grande desafio das empresas como a Compre Sua Peça, que possui uma plataforma de vendas que conecta vendedores aos clientes finais e também desenvolve soluções de vendas customizados para os distribuidores e revendedores, é capturar estes clientes, mostrar a relevância e o potencial das vendas online, assim como a digitalização de todo o estoque de peças e a criação de site e anúncios.
A sua operação começou em 2022 por meio da plataforma de vendas online, que contava com nove vendedores. Hoje são trezentos, com mais de 1 milhão de códigos de peças comercializados. Até o fim do ano, segundo o CEO, a projeção é chegar a quinhentos vendedores, com as vendas crescendo cerca de 40% sobre 2024, sendo que a Compre Sua Peça ganha uma comissão em cada venda realizada na sua plataforma.
O faturamento da autotech deverá avançar 32% em 2025 na comparação com 2024, sendo que 50% serão fruto das vendas da plataforma online e os outros 50% de negócios digitais para os clientes:
“Esse ano queremos focar nas soluções digitais que temos para ofertar ao mercado mas sem deixar de olhar para a nossa plataforma online, que nos ajuda no faturamento e também a ganhar mais visibilidade no mercado”.
Fonte: AutoData