O mercado de ônibus recuou 24,25% no ano de 2021, com 12.361 carrocerias fabricadas, ante 16.320 em 2020. Na exportação, a queda foi de 18,85%. De janeiro a dezembro do ano passado a indústria exportou 2.449 unidades. No mesmo período de 2020 foram entregues aos clientes no exterior 3.018 carrocerias.
O maior desafio deste ano foi a restrição de circulação das pessoas em função do distanciamento social e com isto uma redução de pedidos. Além disso houve um aumento e desabastecimento de matérias primas, falta de financiamento adequado ao setor, sem esquecer da falta de semicondutores.
Para 2022, com o avanço das vacinações, e a volta da circulação das pessoas, espera-se que o mercado de turismo volte com muita força, aumento na demanda dos transportes intermunicipais, interestadual e internacional. Nova licitação do Caminho da Escola pelo FNDE, retomada das exportações, bom volume de vendas em função da compra antecipada de produtos Euro 5 em função da entrada em vigor dos motores Euro 6 em 2023.
“Prevemos um crescimento no mercado interno de 16%, e mercado externo 22,6% mas sobre uma base muito baixa, em um mercado que caiu, nos últimos dois anos, 50%. Estamos ansiosos para que este mercado retome”, explicou Ruben Bisi, Diretor do SIMEFRE e Presidente da FABUS (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus).
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Fonte: Move News