O mercado de carros usados e seminovos vive um momento único no Brasil. Os modelos de segunda mão viraram alternativa prática enquanto faltam automóveis 0 km nas concessionárias. Neste cenário, e ainda sob efeitos da pandemia, a digitalização na negociação de um veículo tornou-se ainda mais fundamental.
Segundo dados da Fenabrave, o segmento de carros usados anotou mais de 930 mil automóveis de passeio e comerciais leves vendidos em setembro, o segundo melhor mês do ano. Além disso, os mais de 7,1 milhões de carros leves vendidos no acumulado do ano consolidam a tendência de alta para o setor em 2022.
O crescimento das transações amadureceu o mercado de usados e seminovos no que diz respeito às necessidades dos clientes, com a inevitável consolidação das ferramentas digitais. Se em 2017, dados do Google apontavam que 93% dos usuários iniciavam a jornada de compra do carro de forma online, hoje praticamente todo o processo se dá no ambiente virtual – um cenário acelerado ainda mais pela pandemia de Covid-19.
Mudança de hábitos no mercado de carros usados e seminovos
Com o aperfeiçoamento da tecnologia, é possível não só pesquisar, como ver o veículo de forma digital. Lojistas e proprietários disponibilizam vídeos chamadas para apresentar os carros aos interessados, os chats viraram o lugar de negociação e muitas agências levam os veículos até a residência dos clientes para test-drive.
“A capacidade de adaptação dos lojistas e concessionários à nova realidade foi decisiva para a rápida reação do mercado de veículos seminovos e usados. Em um cenário de isolamento social, a indústria automotiva acelerou sua digitalização e passou a oferecer aos compradores parte da jornada que era realizada no offline agora no online”, destaca Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX.
A maior plataforma de compra e venda online de veículos do país reflete bem essa mudança nos hábitos de consumidores e lojistas no segmento de carros usados. A partir de 2020, a OLX reformulou seu canal digital. Passou a possibilitar vídeos nos anúncios e aprimorou os canais de negociação dentro do site e do aplicativo
O efeito foi imediato: a audiência média da OLX cresceu 20% só no período da pandemia. Hoje, só a área de automóveis registra mais de 20 milhões de usuários em um único mês e anota números impressionantes para o mercado de carros usados. A cada minuto, dois automóveis são vendidos por meio da plataforma.
Atualmente, em média, a OLX contabiliza 1,7 milhão de anúncios e 130 mil carros comercializados a cada mês. O que representa, para a empresa, 60% do market share dos veículos usados e seminovos anunciados no país.
Para Flávio Passos, houve um crescimento impulsionado não só pela mudança da rotina do cliente tradicional de carros usados, mas também pela chegada de novos públicos-alvo para o segmento de veículos de segunda mão.
“Houve a chegada de dois novos consumidores ao mercado: a geração Z, que priorizava o uso à posse, e os usuários de transporte público. Ambos foram motivados pela preocupação com sua locomoção durante a pandemia”, completa o executivo.
OLX oferece experiência em uma única plataforma digital
Esses novos perfis de consumidores buscam não só comprar um carro, mas também vivenciar uma experiência na procura que seja ágil e com qualidade e inteligência. Assim, a OLX tem investido cada vez mais na verticalização da categoria e em conteúdo relevante em seu ambiente virtual.
A empresa passou a disponibilizar o “Dicas OLX”, blog com conteúdo para os interessados em comprar ou vender um carro usado e um índice de precificação, para ajudar os usuários a definirem melhor o preço dos veículos. Ao mesmo tempo, houve foco no “Perfil Verificado”, para garantir segurança na verificação dos usuários cadastrados.
“Também disponibilizamos o ‘Histórico Veicular’, agregando informações importantes sobre o veículo anunciado para o comprador, e ampliamos a oferta de serviços de financiamento e de seguros para que o usuário tenha a experiência completa em um só lugar”, ressalta Flávio Passos.
Outra iniciativa mudou a experiência “do outro lado do balcão”. Novos Planos Profissionais com uma proposta de valor ampliada e focado nas reais necessidades do vendedor profissional foram lançados pela OLX e melhoraram a performance dos anunciantes e otimizaram os anúncios de lojistas.
Parceira da OLX, a Autto.com Automóveis registrou crescimento nas vendas com a adesão ao programa e hoje a plataforma de veículos já responde por 80% das transações da loja. Outra empresa que comemora é a Vila Alpina Veículos.
“A partir do momento em que contratamos um plano profissional, o número de vendas aumentou consideravelmente”, diz Renata Camargo, da Vila Alpina.
Conecta Autos traz conteúdo e fomento ao ambiente de negócios
A capacitação, contudo, vai além da infraestrutura do portal. A mudança do cenário de compra e venda de carros usados também demandou um profissional diferente para o setor. A qualificação constante de consultores, vendedores, gerentes e lojistas é outro movimento de transformação do mercado.
Tanto que o tema da segunda edição do Conecta Autos é justamente “O futuro é aqui”. O evento, promovido pela OLX, é direcionado a profissionais do segmento – concessionários, lojistas, agências multimarcas e associações – e reunirá nomes do mercado automotivo e de outras áreas para compartilhar tendências e ideias por meio de palestras e painéis.
“O Conecta Autos é mais uma forma de reforçar o posicionamento da OLX como parceira de negócios dos profissionais do segmento em todos os momentos da jornada. Nossa missão é promover o acesso de nossos parceiros de negócios a um conteúdo relevante e inovador e a um networking de qualidade”, reforça Flávio Passos.
A edição 2022 do evento será a segunda, mas, desta vez, será presencial e acontecerá no próximo dia 1 de novembro, no Villa Blue Tree, em São Paulo e já está com os ingressos à venda no hot site do evento. Serão mais de 10 palestrantes em sete painéis com temas variados sobre novidades e tendências de mercado. Dentre eles, estarão KondZilla, reconhecido por sua trajetória à frente do maior canal do YouTube no Brasil, Caito Maia, CEO da Chilli Beans, e Enilson Sales, presidente da Fenauto.
“Nosso objetivo é promover um grande encontro do segmento, que seja referência, inspiração e reúna os melhores conteúdos, boas práticas e novidades do setor, essenciais para a aceleração dos negócios”, adianta o vice-presidente da OLX.
Fonte: Automotive Business