Por Alzira Rodrigues
Embalado pela maior oferta de modelos elétricos e híbridos, o segmento de carros premium cresce acima da média do mercado automotivo, com expansão da ordem de 15% no primeiro quadrimestre, conforme números divulgados pela Fenabrave e Anfavea neste mês.
Considerando as marcas BMW, Volvo Car, Mercedes-Benz, Porche, Audi e Lexus, foram 14.292 emplacamentos de janeiro a abril, ante os 12.413 do mesmo período de 2024. As vendas totais de automóveis cresceram apenas 2% no mesmo comparativo, de 540,9 mil para 551,9 mil unidades.
Apesar da participação relativamente pequena no mercado como um todo, na faixa de apenas 2,5%, os carros de luxo representam nicho importante por antecipar tecnologias e abranger um público menos afetado por limitações na concessão de crédito, como os juros altos atuais que vêm desacelerando a vendas no varejo de modelos mais acessíveis.
LEIA MAIS
→Hyundai passa a GM na primeira quinzena de maio
Das marcas citadas, a BMW segue na liderança, com 4.886 unidades licenciadas no quadrimestre, alta de 6,7% sobre as 4.579 dos primeiros quatro meses do ano passado. O destaque em desempenho, contudo, fica por conta da Volvo Car e a Mercedes-Benz, que ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Ambas registram crescimento acima de 40% (veja tabela abaixo), com vendas este ano, pela ordem, de 2.889 e 2.545 unidades. A marca sueca ressalta o resultado de abril, com 792 emplacamentos e 20,2% de market share.
“Isolando apenas o mês, o número deste ano foi 80,8% superior ao de abril de 2024”, informa Rodrigo Mantovani, diretor de vendas da Volvo Car Brasil
Das vendas do mês passado, 53,5% foram provenientes de modelos totalmente elétricos, com o EX30 na liderança, emplacando 365 unidades em abril e 1.274 no ano.
“Foi mais um mês muito positivo”, comenta Mantovani. “Importante ressaltar o ótimo trabalho feito pela nossa rede de concessionários, junto com nosso time comercial. Os números do mês e do ano nos deixam animados para os desafios que estão por vir”, analisa Mantovani.
No ranking das marcas de luxo, a Mercedes-Benz subiu do quinto para o terceiro lugar entre o ano passado e o atual, enquanto a Audi caiu da terceira para a quinta posição, tendo sido a única a registrar queda nas vendas, da ordem de 3,9%. A Porsche se mantém na quarta colocação, com cerca de 1,8 mil emplacamentos.
Do Grupo Toyota
Uma marca de luxo de menor volume, mas que também tem desempenho positivo no ano, é a Lexus, do Grupo Toyota. Entre janeiro e abril, registrou aumento de 12,4% em comparação com o mesmo período de 2024, com as vendas subindo de 336 para 379 unidades.
“Os resultados refletem a consistência da nossa estratégia para o Brasil e a expansão da rede de concessionárias é parte importante dessa atuação”, comenta Nancy Serapião, head da Lexus no Brasil, revelando a abertura este mês de um ponto de venda em Fortaleza, CE, totalizando agora 11 revendas no País.
A marca premium da Toyota tem planos de crescer 36% este ano, atingindo 1,5 mil unidades, ante as 1,1 mil de 2024. A meta leva em conta dois novos produtos lançados no ano passado, o RX 450h+ e o UX 300h, e, principalmente a chegada em março do NX 450h+.

MARCA Jan/Abr 2025 Jan/Abr 2024 Variação
BMW 4.886 4.579 + 6,7%
VOLVO 2.889 2.045 + 41,2%
M.BENZ 2.545 1.793 + 41,9%
PORSCHE 1.886 1.806 + 4,4%
AUDI 1.724 1.868 – 3,9%
LEXUS 362 322 + 12,4%
TOTAL 14.292 12.413 + 15,1%
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/Volvo Car e Lexus