O ótimo momento do mercado de duas rodas trouxe na garupa recordes na produção e vendas de motos também nas montadoras. Além de marcas tradicionais, fabricantes novatas instaladas no Brasil comemoram os números do ano passado e reforçam projeções para 2025.
A Bajaj é um exemplo das caçulas que já registram volumes significativos. A marca instalou sua primeira linha de montagem fora da Índia há menos de um ano.
A montadora iniciou suas operações no Brasil em 2022, como uma subsidiária. Em junho de 2024, começou a produção de motos no Polo Industrial de Manaus (PIM) na planta compartilhada com a Dafra.
Bajaj tem crescimento forte em seu primeiro ano de produção
Em sete meses de operação, a Bajaj já soma mais de 10 mil motos produzidas na capital amazonense. Ao todo, em 2024, a marca indiana computou mais de 11 mil licenciamentos.
A fábrica brasileira tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas e reúne mais de 200 pessoas na operação (enter empregos diretos e indiretos). Lá são montados os modelos Dominar 160, 200, 250 e 400 e a expectativa da fabricante é atingir a capacidade produtiva total já este ano.
Ao mesmo tempo, a Bajaj, triplicou a rede de concessionárias em 2024 e chegou a 31 pontos de venda. Para o primeiro trimestre de 2025 está prevista a abertura de mais quatro lojas: em Juiz de Fora (MG), Feira de Santana (BA), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP).
BMW e Triumph se destacam no segmento premium
Na parte de motos do segmento premium, BMW e Triumph também comemoram seus números. No Brasil, a marca alemã somou 5.267 unidades vendidas em 2024, alta de 8,2% em relação ao ano anterior.
Para 2025, a meta é que produção de motos na planta de Manaus cresça quase 10%, e chegue próximo das 17 mil unidades. A fábrica produzirá ao todo 13 modelos, entre elas a nova R 1300 GS Adventure.
Ao toda na América Latina, a BMW Motorrad comercializou mais de 27 mil unidades no ano passado, alta de 5,2% em comparação com 2023. O desempenho também representou 50% de participação no mercado de motos premium da região.
De volta ao Brasil e ainda na seara premium, a Triumph bateu seu recorde de licenciamentos desde sua chegada ao país. A marca anotou 12 mil motos negociadas em 2024, aumento de quase 90% em relação a 2023.
Só na categoria de motocicletas acima de 500 cm³, a fabricante teve 7.790 unidades emplacadas, crescimento de 21% na mesma base de comparação.
A linha de montagem da Triumph no PIM também obteve números históricos ao superar a marca de 13 mil motos fabricadas.
Honda comprova sua supremacia mais uma vez
E a líder suprema Honda é outra que não teve do que reclamar em 2024. Com mais de 1,28 milhão de licenciamentos, a montadora japonesa anotou evolução de 12%.
É o terceiro ano seguido em que a Honda supera a marca de 1 milhão de motos. Além disso, com 121.311 unidades, abril de 2024 foi o melhor resultado da fabricante em um único mês desde maio de 2012.
No ano passado, ao todo, foram 12 lançamentos. Destaque como sempre para os modelos de baixa cilindrada. Só a linha CG 160 anotou mais de 429 mil unidades emplacadas, 33% do total de vendas da Honda no ano.
A produção de motos não ficou atrás. A linha de montagem da Honda em Manaus fabricou mais de 1,3 milhão de unidades, alta de 8% sobre 2023, melhor resultado desde 2014.
Além disso, em 2024, a Honda chegou ao marco histórico de 30 milhões de motocicletas produzidas no país.
Fonte: Automotive Business