“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Mapa da fraude registra R$ 1,2 bilhão em tentativas de golpe no Brasil em 2024

20/08/2024

Estudo mostra maior índice de tentativas de golpe na região Norte do País; pesquisa ainda revela os segmentos mais atingidos

No primeiro semestre de 2024, o Brasil registrou mais de 1 milhão de tentativas de fraude, segundo o Mapa da Fraude da ClearSale, referência em inteligência de dados e prevenção a fraudesO relatório, que avalia o cenário de fraude no Brasil, mostrou que o País registrou R$ 1,2 bilhão de tentativas de fraude nos primeiros seis meses do ano. O estudo ainda analisou que houve quase 68 milhões de pedidos, entre 1° de janeiro a 30 de junho, e aponta uma queda de 7,8% no número de tentativas de fraude comparado ao mesmo período do ano passado. Já o valor do ticket médio dos pedidos fraudulentos foi de R$ 1.198, redução de 3,5% frente a 2023.

 “A prevenção de fraudes é uma prioridade contínua para a ClearSale e o Mapa da Fraude é uma ferramenta essencial para entendermos as tendências e enfrentarmos tais desafios. Observamos uma redução no número de tentativas de fraude, no entanto, o valor significativo das fraudes tentadas ainda mostra que precisamos manter uma vigilância constante, especialmente em regiões e segmentos mais vulneráveis. Nosso compromisso é continuar desenvolvendo soluções inovadoras para proteger nossos clientes e o mercado brasileiro como um todo”, comenta Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale.

Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas. Abaixo, confira os dados exclusivos do estudo:

Categorias

Entre as categorias que mais sofreram tentativas no primeiro semestre de 2024 estão eletrônicos (4,9%), com ticket médio dos pedidos fraudulentos de R$ 2.633, ar-condicionado (4,5%), com R$ 7.409 empatado com acessórios (4,5%), com R$ 745. Vale ressaltar que por conta dos altos índices de temperatura no verão deste ano o segmento de ar-condicionado teve um aumento de tentativas de fraudes e está como uma das categorias mais visadas por fraudadores.

Regiões

A região Norte (2,0%) possui o maior índice percentual de tentativas de fraudes sobre a quantidade de transações, com um ticket médio dos pedidos fraudulentos de R$ 1.308. O Nordeste (1,8%), por sua vez, ocupa o segundo lugar do ranking, com R$ 1.303. Sudeste (1,6%) fecha o TOP 3, com R$ 1.129. Já o Centro-Oeste (1,4%) ocupa o quarto lugar com o ticket médio de R$ 1.402. E a região Sul (0,8%), apresenta o menor índice do ranking dos estados, com R$ 1.319. No entanto, considerando apenas números absolutos, a região Sudeste, com 42,8 milhões de pedidos, contou com o maior número de golpes do País. 

Gênero x Faixa etária

Quanto ao gênero, o público masculino é quem mais sofre com tentativas de fraudes (3,1%), já o público feminino e o de pessoas com outras definições de gênero ou não informado estão empatados com 1,1%. Em termos de faixa etária, o estudo revela que pessoas entre 28 e 43 anos (Millennials) sofreram mais de 212 mil tentativas de fraude, o que representa R$ 273 mil, ocupando assim o primeiro lugar do ranking. Logo atrás, está a Geração Z (12 a 27 anos), que registraram mais de 198 mil tentativas de golpe, resultando em um valor de R$ 207 mil.

Sobre a ClearSale 

A ClearSale (CLSA3), com mais de duas décadas de experiência no combate às fraudes digitais, é referência em inteligência de dados e oferece um portfólio completo com soluções flexíveis e adaptáveis às necessidades individuais de cada negócio, composto por múltiplas camadas de proteção e antecipação de riscos em diversos setores, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, telecomunicações, dentre outros.

Por meio da sua base de clientes, a ClearSale possui um robusto banco de dados que impulsiona um efeito de rede de proteção singular, sendo a empresa que melhor conhece o comportamento digital do consumidor brasileiro. Os especialistas em fraude da companhia lideram a gestão de riscos, dedicados a detectar padrões de ataques e implementar soluções tecnológicas com o mínimo de fricção para combater qualquer tipo de fraude.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?