Com uma frota de motocicletas no Brasil que já ultrapassa a marca de 35 milhões de unidades e um crescimento de cerca de 42% na última década, o veículo de duas rodas se consolida como uma solução de mobilidade, trabalho e lazer em todo o território nacional, de acordo com dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).
Diante desse cenário de expansão, a manutenção preventiva ganha um papel importante para garantir a segurança e o bom funcionamento dessas máquinas, sendo a lubrificação da corrente um dos pontos de atenção mais importantes.
“Para quem está na rua diariamente, seja por necessidade de locomoção, trabalho como entregador ou lazer, a corrente é um dos componentes que mais sofre desgaste. Ela está constantemente exposta a intempéries, como poeira, lama, areia e, principalmente, água da chuva, que podem acelerar a corrosão e o atrito. Manter a lubrificação é uma questão de segurança fundamental”, explica Célio Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel.
A falta de lubrificação adequada ou o uso de produtos ineficientes pode levar a uma série de problemas, como por exemplo:
- Desgaste prematuro da corrente, coroa e pinhão (kit de relação): O atrito “metal com metal” sem a película protetora do lubrificante aumenta a temperatura, o ruído e reduz drasticamente a vida útil do kit.
- Perda de potência e eficiência: Uma corrente mal lubrificada e rígida exige mais do motor para girar, aumentando o consumo de combustível.
- Risco de quebra ou travamento: Em casos extremos, a falta de manutenção pode levar à falha da corrente, o que representa um sério risco de segurança para o motociclista.
Com o mercado de motocicletas em franca expansão e a busca por economia e eficiência, a escolha do lubrificante certo é um passo fundamental. O LOCTITE® LB 8120 se posiciona como a solução ideal para garantir que as milhões de motos que circulam pelo país mantenham o desempenho máximo e sua segurança por muito mais tempo.
A aplicação também é ideal para a proteção de correntes de máquinas, engrenagens, cabos de aço, guias lineares e rolamentos. Sua formulação de efeito prolongado é especialmente resistente à água, garantindo que a lubrificação persista mesmo em dias chuvosos ou após lavagens.
Sobre a Henkel
Com suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança, especialmente nos segmentos de cuidados capilares e com a casa, em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. No ano fiscal de 2024, a Henkel reportou vendas de mais de 21,6 bilhões de euros e lucro operacional ajustado de cerca de 3,1 bilhões de euros. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice de ações alemão DAX. A sustentabilidade tem uma longa tradição na Henkel, e a empresa tem uma estratégia clara de sustentabilidade com metas específicas. A Henkel foi fundada em 1876 e hoje emprega uma equipe diversificada de cerca de 47.000 pessoas em todo o mundo – unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: “Pioneers at heart for the good of generations”. Mais informações no site.
Sobre a Henkel Brasil
A Henkel está no Brasil há 70 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Consumer Brands, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com cerca de 1.000 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2024, a Henkel alcançou um crescimento orgânico de vendas de 2,6%. Na América Latina, as vendas foram de 1, 636 bilhão de euros, o que representa 8% do total do grupo.
































