“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Manutenção correta do veículo ajuda na economia de combustível

Manter os componentes em dia e adotar hábitos corretos ao dirigir contribuem para um rendimento melhor do carro. Confira as dicas!

11/09/2025

A manutenção correta e cuidados no modo de dirigir têm impacto direto no consumo de combustível do carro. Quando o veículo está em boas condições, ele funciona de forma mais eficiente, exigindo menos esforço do motor para rodar. Além disso, garante um custo menor de manutenção e evita eventuais problemas ao dirigir.

“Manter a manutenção em dia e ter alguns cuidados na condução do veículo são aspectos importantes para economizar combustível, afinal manutenção preventiva deixa o carro mais eficiente e econômico”, diz Danilo Ribeiro, coordenador do CTTi – Centro de Tecnologia Treinamento e Inovação da DPaschoal.

Veja os cuidados que devem ser tomados com a manutenção do veículo:

Filtro de ar: o filtro de ar em boas condições permite melhor entrada de oxigênio na combustão, evitando que o motor seja exigido além do necessário e, consequentemente, gaste mais combustível. Faça a revisão periódica com atenção ao modelo indicado pelo fabricante.

Velas de ignição: mantidas em bom estado, garantem uma queima mais completa do combustível, evitando desperdício. Importante conferir e trocar de acordo com o manual (em média a cada 20 mil a 40 mil km).

Óleo e filtros: têm a função de reduzir o atrito entre as peças, fazendo o motor trabalhar com menos esforço. Ficar atento para trocar óleo no prazo recomendado no manual e substituir filtro de óleo e filtro de combustível a cada troca (ou conforme quilometragem indicada).

Pneus calibrados: pneus murchos aumentam o atrito com o solo, exigindo mais energia (e mais combustível) para movimentar o carro. Por isso, é importante calibrá-los no máximo a cada 15 dias e de preferência ainda frios, e verificar eventual desgaste irregular, observando também se já não estão carecas.

Alinhamento e balanceamento: evitam que o carro “puxe” para os lados, o que força mais o motor. Fazer a cada 10 mil km ou sempre que perceber o carro tendendo para algum lado ou vibrando a direção.

Sistema de injeção: se mantido limpo, garante a quantidade correta de combustível enviada ao motor. O motorista deve fazer limpeza preventiva dos bicos injetores periodicamente.

Alivie o peso “morto”: rodar com carga desnecessária contribui para o aumento no consumo de combustível, pois é um peso extra. Portanto, revise o porta-malas, porta-luvas, banco traseiro, caçamba e elimine aqueles objetos que não precisam estar no veículo.

Além dos itens mencionados para manutenção, os hábitos de direção fazem muita diferença no consumo. Veja os principais que ajudam a economizar combustível:

Acelere de forma suave – evite arrancadas bruscas e acelerações fortes, pois isso faz o motor gastar muito mais combustível.

Troque as marchas no tempo certo – em carros manuais, trocar a marcha cedo ou tarde demais aumenta o consumo. Em automáticos, evite forçar reduções pisando fundo no acelerador, pois isso também acarreta em consumo excessivo.

Mantenha velocidade constante – andar em velocidade estável (sempre que possível) consome menos do que ficar acelerando e freando com muita frequência.

Antecipe frenagens e semáforos – tire o pé do acelerador e use o freio-motor em vez de frear bruscamente, pois isso contribui para um consumo menor de combustível.

Use o ar-condicionado do jeito certo – ele pode aumentar bastante o consumo se usado de forma errada. Por exemplo, se deixar a temperatura no mínimo, recircular aberto e a velocidade no 1 em dias muito quentes, o compressor vai trabalhar forçado, é como se ligasse o ar de uma sala com a janela aberta. Ajuste a velocidade e a temperatura considerando a quantidade de pessoas dentro e a temperatura externa. Não se esqueça de fechar o recircular quando o ar condicionado estiver ligado. Outra dica: é mito dizer que andar com os vidros abertos na estrada economiza mais combustível do que o ar ligado. Rodar assim gera uma turbulência interna na cabine, alterando a fluxo aerodinâmico do veículo, ocasionando um arrasto maior.

Planeje o trajeto – especialmente em grandes cidades, escolher caminhos com menos trânsito e sem tantos aclives evita gastar mais combustível que o necessário.

“É importante que o motorista mantenha a revisão preventiva em dia. A soma da boa manutenção com uma condução econômica pode reduzir em até 20% o consumo de combustível”, afirma Danilo. “Leve sempre seu carro a uma oficina de confiança. Na DPaschoal, sempre medimos e testamos os itens antes de qualquer troca, evitando manutenções desnecessárias e reforçando essa relação de transparência com o consumidor. Evite correr riscos desnecessários e gastar combustível em excesso e faça a manutenção sempre que necessário”, completa.

Sobre a DPaschoal 

A DPaschoal atua no setor automotivo desde 1949 e concentra suas atividades na prestação de serviços automotivos especializados e na revenda e distribuição de pneus e peças multimarcas. Conta com mais de 120 lojas próprias, localizadas em oito estados, e oferece produtos e serviços nos segmentos de veículos leves, pesados e agrícolas, além dos 28 centros de distribuição de pneus e peças, com atuação em todo o território nacional. Trabalhando com a multicanalidade, a DPaschoal oferece diversas plataformas para atender os diferentes tipos de clientes e parceiros, com propostas B2B e B2C, atuando em e-commerce e lojas físicas. Saiba mais: Link

Sobre a Stellantis 

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Para mais informações, visite www.stellantis.com.

Informes