Além de gerar acidentes, a falta de manutenção pode provocar paradas inesperadas nas estradas, ocasionando prejuízos, além de maior custo de manutenção já que o desgaste de uma peça pode prejudicar outros componentes
Manter a manutenção dos veículos em dia é crucial, não apenas para evitar problemas durante o percurso, mas também para minimizar os riscos de acidentes e garantir a segurança dos ocupantes e demais usuários da via. No caso dos caminhões, a relevância da fazer a manutenção preventiva é ainda maior, pois, além destes fatores, é preciso considerar os possíveis prejuízos que podem surgir. “O caminhão deve estar em operação constante para assegurar resultados positivos. Quando um caminhão fica parado devido à falta de manutenção, os custos podem ser elevados. Isso pode resultar na perda de diárias, atrasos nas entregas, perda de oportunidades de frete e, em alguns casos, despesas adicionais como hospedagem e alimentação”, afirma Robson Andriel Lipniarski, Consultor de Marketing de Produto da Fras-le Linha Comercial.
Alguns itens que devem entrar na revisão – Entre os componentes que precisam de avaliações periódicas estão os do sistema de freios, como lonas, pastilhas e óleo. A manutenção inadequada do sistema de freios pode comprometer a qualidade da frenagem do caminhão, colocando em risco a segurança de todos ao seu redor’, afirma. Outros itens também devem ser checados, como pneus, filtros, sistema elétrico, transmissão, suspensão e direção. “Além da segurança, é importante considerar que a falta de revisões pode resultar em custos maiores a longo prazo. Quando uma peça desgastada não é substituída a tempo, pode causar danos a outros componentes, aumentando o custo das reparações na próxima visita à oficina. Por isso, é essencial considerar o tempo entre as revisões”, comenta Lipniarski.
Qual é a hora da manutenção? – Segundo Lipniarski, é essencial seguir as recomendações do fabricante do caminhão quanto à manutenção, prazos e quilometragem para a troca de peças. “Também é necessário ficar atento aos ruídos, manchas de óleo no solo e à redução da eficiência de frenagem, especialmente no que se refere ao sistema de freios. Se houver qualquer anormalidade, é importante levar o veículo a uma oficina de confiança Sempre que for necessário substituir uma peça, escolha de marcas de qualidade e tradicionais no mercado”, finaliza.
Sobre a Fras-le – A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis e veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.
Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia e Argentina, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le. A marca é a fornecedora oficial desde 2021, de pastilhas para caminhões da Copa Truck.