“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Maioria dos motoristas não usa recursos inteligentes dos carros, diz pesquisa

19/10/2021

Comandos gestuais são exemplo de recurso que não é utilizado / Imagem: Divulgação (Delphi)

Uma nova pesquisa da consultoria J.D. Power diz que os motoristas não têm demonstrado interesse pelos recursos inteligentes dos carros novos. Segundo o estudo, mais da metade dos clientes não usam mais de um terço dessas funções. A pesquisa foi feita com mais de 110 mil motoristas que compraram modelos lançados em 2021.

O principal motivo para uma pessoa não usar todas as possibilidades do automóvel é não enxergar necessidade em alguns recursos. Mais de 61% dos motoristas entrevistados disseram que nunca usaram as funções de compras no sistema do carro, ao passo que 52% nunca experimentaram os dispositivos de comunicação (comandos de voz, por exemplo). O motivo para essas recusas foi o mesmo: os motoristas entendem que não há necessidade.

Outro problema encontrado foi a falta de orientação no momento de venda do carro. Algumas funções só são compreendidas se forem claramente demonstradas ao cliente na hora da venda. Embora o estudo demonstre que a satisfação do motorista é maior quando ele aprende sobre esse recurso na loja, ele também aponta que a maioria dos clientes (71%) acaba tendo que buscar as informações na internet.

E ainda existe a questão da eficiência: a tecnologia de comandos gestuais, em que o motorista gesticula no ar em vez de apertar a tela, apresentou o menor índice de satisfação pelo segundo ano seguido, com 41% dos carros apresentando problemas de desempenho. Com tantas falhas, é fácil entender por que os motoristas simplesmente desistem de certas funcionalidades.

Por outro lado, os dispositivos com maior nível de satisfação foram a câmera traseira e a câmera frontal no nível do solo. A direção com um pedal só, oferecida por alguns modelos elétricos, também foi bem avaliada. Essas funções são citadas como exemplos de recursos que buscadas pelos motoristas quando compram novos carros.

No segmento de mercado de massa, as marcas mais bem avaliadas foram: Hyundai (519 pontos numa escala de 1.000), Kia (510), Nissan (502), Subaru (499) e GMC (498). No mercado premium, as campeãs foram Genesis (634 pontos), Cadillac (551), Volvo (550), BMW (545) e Mercedes-Benz (523). A Tesla não foi oficialmente rankeada por não permitir que a J.D. Power avalie seus veículos em alguns estados dos EUA, mas sua nota extraoficial é 668, a maior do estudo.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?