Evento da AEA acontece dia 23 de outubro e inclui dois painéis, doze palestras e dois debates
Doze palestras compõem a 17ª edição do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, que acontece no próximo dia 23 de outubro, no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo, sob o macrotema “Evolução automotiva, produtividade e desenvolvimento sustentável”, evento da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, coordenado por Simone Hashizume (Vopak), Fernanda Ribeiro (Iconic) e Rodolfo Ferreira (Afton Chemical).
Além das palestras de abertura, a serem proferidas por Marcus Vinicius Aguiar, presidente da AEA, e por Simone Hashizume, coordenadora do evento, em dois painéis, doze palestras e dois debates vão compor o simpósio. Na parte da manhã, Murilo Ortolan, diretor de Tendências Tecnológicas da AEA, fará ampla explanação sobre o Programa Mover; seguido pela apresentação de Marisa Maia de Barros, da Secretaria de Mineração e Energia do Estado de São Paulo, sobre “O biometano como estratégia de descarbonização da matriz energética”.
No primeiro painel, “Motores a biometano”, de Marco Garcia (Scania), “Tecnologia para motores pesados movidos a gás natural”, de Rafael Ribeiro (Oronite) e
“Biocombustíveis e efeitos em lubrificantes”, com Pamela Barreto (Vibra), terão – ao final das apresentações – uma sessão técnica a ser mediada por Simone Hashizume.
O painel II, no período da tarde, começa com a palestra “Infraestrutura de recarga no Brasil: estado atual e as rotas para o futuro da eletrificação”, de Ayrton Barros (Neocharge), seguido de “Veiculos eletrificados – manutenção e pós-venda”, do Prof. José Martinho, “Demanda dos óleos básicos para atender as novas categorias de lubrificantes”, com Sergio Rebelo (FactorKline), “Óleos básicos/Sustentabilidade”, de Aylla Kipper (LWART), “Evolução tecnológica das motocicletas e suas implicações sobre os lubrificantes”, Carolina Silva (Infineum), “Mercado e especificações de motocicleta”, com Marco Antônio Almeida (ABD) e Marcus Vercelino (Lubrizol) finaliza o bloco com o tema “Como a tecnologia de lubrificantes para transmissões de veículos pesados impactam a produtividade, o meio ambiente, e a sociedade”.
A exemplo do painel anterior, este bloco de apresentações também terá uma sessão de debates, a ser mediada por Rodolfo Ferreira, também coordenador do simpósio.
Melhores papers do SIMEA – Ao final do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, os organizadores do SIMEA 2024 – Seminário Internacional de Engenharia Automotiva, organizado e promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, vão homenagear os melhores trabalhos técnicos.
A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.
Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. Para mais informações, acesse o site www.aea.org.br.